14 de novembro de 2012

Requisição civil na greve dos estivadores não está excluída

“Ainda não esgotamos a via negocial e é nessa via que apostamos”, sublinha o secretário de Estado dos Transportes.
O secretário de Estado dos Transportes não exclui a possibilidade do Governo decretar a requisição civil aos estivadores.
Sérgio Monteiro explica que o Governo aguarda pelos resultados entre os sindicatos e os operadores portuários.
“Continua a haver reuniões, o dia de hoje não nos trouxe a notícia que os operadores e os sindicatos chegaram a acordo, mas ainda não esgotamos a via negocial e é nessa via que apostamos”, sublinha o secretário de Estado.
O Governo espera que seja possível alcançar um acordo antes da greve que arranca na quinta-feira.
Se assim não for, sublinha, “teremos de verificar todas as alternativas que temos no âmbito legal para fazer com que o impacto para a economia seja minimizado”.
A requisição civil “não está certamente fora de questão nem dentro de questão”, afirma Sérgio Monteiro.
“Vamos avaliando a situação. O Governo segue de perto todas as negociações e iniciativas que existem, do ponto de vista formal e informal, e aposta sempre num clima de diálogo para tentar minorar o impacto para a economia.”
O secretário de Estado dos Transportes falava à margem do encerramento do Fórum dos Transportes, que decorreu esta terça-feira, em lisboa.
Os estivadores apresentaram um novo pré-aviso de greve que estenderá as paralisações de 15 a 27 de Novembro, que irão afectar os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz.
 rr

Sem comentários: