24 de novembro de 2012

Estivadores. Greve sem fim à vista e PSP em alerta máximo

Sindicatos vão continuar a marcar sucessivos períodos de greve e centenas de estivadores estrangeiros vão à manifestação de quinta-feira.
 Nova greve até 9 de Dezembro, manifestação dia 29 no parlamento, com a presença de centenas de estivadores de Espanha, França, Dinamarca, Suécia e Bélgica, a vida nos portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro vai continuar anormal por tempo indeterminado.
A nova lei de trabalho portuário, que vai reduzir os custos nos portos portugueses entre 25% e 30%, de acordo com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, vai ser votada na generalidade na quinta-feira, 29 de Novembro. Depois desce à comissão especializada e só mais tarde voltará a plenário para ser votada na especialidade. Segue-se a promulgação pelo Presidente da República, que pode demorar quase um mês.
O i sabe que o sindicato dos estivadores que tem patrocinado as greves que já duram desde Agosto não está disposto a parar os protestos e as perturbações nos quatro portos atrás referidos. Os pré-avisos de greve vão continuar sem data limite e não vão parar mesmo depois de a nova lei entrar em vigor. A resistência dos estivadores deve-se sobretudo ao facto de terem vencimentos bem mais elevados que a média nacional e de o sindicato dispor de meios financeiros suficientes para ajudar os trabalhadores nesta longa e interminável sucessão de greves que estão a prejudicar seriamente as exportações. Só em Lisboa, por exemplo, o movimento de cargas caiu cerca de 26% devido à luta dos estivadores.

Requisição civil Os operadores portuários, as associações empresariais e os armadores, incluindo os mais importantes a nível internacional, multiplicam os apelos ao governo para pôr fim a este estado de coisas, nomeadamente com a aplicação da requisição civil. Mas o executivo, de Passos Coelho ao secretário de Estado dos Transportes, passando pelo ministro da Economia, têm recusado sempre usar a bomba atómica. Uma das razões apontadas é o facto de os estivadores cumprirem os serviços mínimos, algumas vezes decretados unilateralmente pelo governo, e de as greves serem parciais. Outra tem a ver com a paz e a concertação social que o executivo teme pôr em causa se avançar para essa medida extrema. E isto porque o sindicato afecto à UGT assinou o acordo com o governo e afastou assim a agitação laboral de portos importantes, como os de Leixões e Sines. Com uma requisição civil, o acordo poderia ser posto em causa e a situação tornar-se incontrolável em todos os portos.
Alerta máximo A manifestação de quinta-feira, dia em que os deputados votam na generalidade o novo código de trabalho portuário, está a ser encarada com muita preocupação pelo governo e pela Polícia de Segurança Pública. O i sabe que, além da anunciada participação de estivadores de Espanha, França, Dinamarca, Suécia e Bélgica, a PSP está convencida que os grupos radicais que têm participado em incidentes violentos, como os que marcaram a greve geral de dia 14, não vão perder a oportunidade para se juntarem aos estivadores em frente ao parlamento.
Numa resposta ao i sobre o nível de alerta da PSP para dia 29, o gabinete de relações públicas enviou uma resposta genérica sobre a forma como actua em qualquer manifestação: “As variáveis a considerar são essencialmente de natureza exógena, obrigando a um processo permanente de avaliação e gestão, não compaginável com modelos de planeamento e execução fechados e não adaptáveis. Neste sentido, a PSP estará naturalmente atenta a todas as manifestações que se venham a realizar, nomeadamente a do próximo dia 29 de Novembro.”
Factor internacional Outra das razões apontadas ao i por fontes governamentais para não se avançar para a requisição civil tem a ver com a forte ligação e espírito de grupo que caracteriza os estivadores em todo o mundo, em particular na Europa. Uma acção governamental mais dura nos portos portugueses pode levar os sindicatos europeus do sector a avançarem para formas de luta que podem chegar ao ponto do boicote a todo e qualquer navio que transporte mercadorias oriundas de portos portugueses. Em última análise, podem mesmo decretar greves parciais ou gerais nos portos europeus, que iriam exportar a luta portuguesa para outros países europeus. Esta situação leva as autoridades portugueses a encararem as sucessivas greves com particular cuidado num processo explosivo que está também a ser discretamente acompanhado em muitas capitais de países da União Europeia.

Sem comentários: