2 de novembro de 2012

Aveiro “concessiona” à Prio ponte-cais do terminal de granéis líquidos

A Prio Parque de Tanques de Aveiro detém a partir de agora a licença para uso privativo da ponte-cais n.º 26 do terminal de granéis líquidos de Aveiro.
A licença concedida pela administração portuária é válida por um período de cinco anos, contados desde 1 de Julho passado. Com ela, a companhia fica habilitada a movimentar, para si e para terceiros, combustíveis líquidos, FAME, óleos, GPL, metanol e soda cáustica. Os valores máximos que poderá cobrar aos clientes variam entre os 2,58 euros/tonelada para a movimentação de óleos vegetais, e os 3,24 euros/ton para os produtos químicos e equiparáveis. Instalada dentro do perímetro do porto de Aveiro, desde 2007 que a Prio utiliza a ponte-cais n.º 26 para receber e escoar cargas próprias.
Recorde-se que a administração do porto de Aveiro intentou concessionar a exploração do terminal de granéis líquidos mas acabou por deixar cair o processo depois de vários incidentes processuais (envolvendo a Petrogal-Galp Energia), que dilataram os prazos e inviabilizaram o negócio.
Em consequência, as restantes pontes-cais do referido terminal continuarão, como até, sob operação directa da APA.

Sem comentários: