20 de maio de 2011

Acidente num dos silos de armazenamento de pellets de madeira





Ainda não foram apuradas as causas para o incendio que deflagrou num dos silos que armazena pellets de madeira no terminal Norte do Porto de Aveiro e que causou um ferido com queimaduras em varias partes do corpo, o motorista do camião que se encontrava a descarregar para os silos. A primeira ajuda chegou com o camião cisterna da empresa Socarpor que se encontrava por perto. Ao fim do dia mostraremos vídeos sobre este acidente.
Podem ver um pequeno vídeo aqui
Uma das principais causas e a mais comum neste tipo de acidente a poeira depositada ao longo do tempo, quando agitada ou colocada em suspensão e na presença de uma chama, poderá explodir. Os pellets de madeira são uma fonte de energia renovável, pertencente à classe da Biomassa e são um combustível sólido de granulado de resíduos de madeira prensado, proveniente de desperdícios de madeira. Nos dias de hoje, a utilização de pellets de madeira como combustível já é comum em aplicações tão diversificadas como, por exemplo, fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, oficinas de pintura de carros, estufas de flores, aquecimento de moradias e aquecimento de prédios. É possível aproveitar todas as vantagens de utilização deste combustível para o aquecimento central e das águas sanitárias de casas e empresas.





7 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Carregar em HOME , PAGINA INICIAL PARA VER OS VÍDEOS DA OPERAÇÃO

Anónimo disse...

Eu avisei. A mercadoria está classificada como perigosa - IMDG CODE - mas parece que essa informação só serve para a Capitania cobrar taxas durante todo o tempo em que os navios estão em porto para receber este tipo de carga. Começam a cobrar logo que a carga se inicia e cobram ININTERRUPTAMENTE até que o navio sai do porto. ININTERRUPTAMENTE está mesmo certo. estando ou não estando a caregar produto. Está provada a perigosidade e não se percebe porque não há vigilãncia na movimentação do produto em terra.
Mais; a estilha também é carga perigosa - mesma classe - e movimenta-se nos portos que sabemos sem pagar nada.

Anónimo disse...

Agora depois da desgraça pode ser que as coisas mudem

Anónimo disse...

VERGONHOSO so mesmo a APA ter o camiao cisterna vazio !!!!!!!

Anónimo disse...

Porque razão, sendo esta carga considerada perigosa, não obrigaram os silos a terem um sistema de arrefecimento com agua a cair do topo como os tanques de productos voláteis têm obrigatóriamente.
- UMA FALHA NA SEGURANÇA DA AUTORIDADE PORTUÁRIA, MAUIS CINCRETAMENTE DA.... SABEMOS DE QUEM !!!!

o mais estranho é que nos silos do mesmo producto que tambem estão sediados no Terminal Norte , mas de outra Empresa, nem umqa torneira de água no exterior estes silos têm !!!!!

MAIS UMA FALHA, E ESTA ABERRANTE, DE QUEM AUTORIZOU A CONSTRUÇÃO DOS SILOS E NEM SE PREOCUPOU COM ISSO
- OUITRA FALHA NA SEGURANÇA !!!!

MAIS UMA...JÁ SÃO TANTAS !!!!!

MAS OS RESPONSÁVEIS DA SEGURANÇA E DA AUTORIDADE PORTUÁRIA CONTINUAM COMO SE NADA SE PASSASSE....
ENFIM AS ATITUDE SÃO PARA QUEM AS TOMA, APESAR DE LEZAREM TERCEIROS !!!

PENA QUE TUDO IRÁ CONTINUAR NA MESMA APESAR DO QUE ACONTECEU !!!

É O COSTUME !!!!

A INCOMPERTENCIA CONTINUA

Anónimo disse...

boa tarde para todos como eu so agora tive computador ca estou eu para dizer algo, quanto aos responsaveis pela segurança portuaria tem como trabalho nao andar a ver tudo o que esta mau no setor a eles isso nao enteressa para nada,a eles enteressa sim andar a passear de carro pela praia ir tomar cafe ha barra e vagueira,de tarde quando esta calor entao vao para a mata junto ha nossa senhora dos campos tirar uma sexta,porque ja nao e a primeira vez que eu vejo por la as carrinhas paradas,esse e o trabalho da segurança do porto de aveiro,desta vez foi so isto que se passou nos silos,quando for uma coisa mais grave eu quero ver o que o sr diretor da apa diz,claro que vai dizer o mesmo os meios atuaram com rapidez e o que saben dizer sempre,desta vez tiveram ajuda da socarpor que por acaso estava por ali,para a proxima deve ser sao pedro que ajuda,e uma vergonha esta direçao da apa ninguen se aproveita so andam aqui a mamar o dinheiro do povo tenham vergonha e nao falem mais.....

Anónimo disse...

voltamos ao tempo antigo temos que ir ha senssura a pide volou