25 de maio de 2011

Maersk exige madeira certificada no fabrico de contentores

A Maersk Line decidiu não adquirir mais contentores que utilizem madeira não certificada, como forma de minimizar o escoamento de madeira procedente de desflorestação ilegal.
De acordo com a companhia, todos os contentores que tem adquirido desde janeiro deste ano têm pavimento feito de madeira de lei - que usa práticas florestais responsáveis - ou de materiais alternativos, como bambu e plástico reciclado.
A Maersk aceitará apenas madeira tropical certificada como legal pela resolução Forest Stewardship Council. Cerca de 64 mil contentores em linha com a nova política foram comprados pela empresa neste ano e há planos de aquisição de três milhões do mesmo tipo nos próximos cinco anos.
O diretor do Clima e Meio Ambiente da Maersk, Jacob Sterling, afirmou que a ação visa fazer a companhia participar dos esforços pró-meio ambiente: "O desmatamento ilegal é largamente reconhecido como uma séria ameaça às florestas, às pessoas e à vida selvagem. Sentimo-nos obrigados a assegurar que a madeira que usamos nos pavimentos dos contentores vem de reflorestamentos responsáveis", enfatizou. 

Sem comentários: