24 de maio de 2011

O que é a estiva?

É a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo , arrumação da carga, peação e despeação , bem como o carregamento e a descarga das mesmas, desde a sua recepção no porto até ao seu embarque.
 Transbordo: movimentação de mercadorias entre duas embarcações.
Peação: fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação visando a evitar sua avaria pelo balanço do mar.
Despeação: desfazer a peação.
De acordo com o trabalho que executam, os estivadores recebem uma das seguintes denominações funcionais:
Encarregado-geral – coordena os trabalhos em todos os porões do navio, de acordo com as instruções do operador portuário e do comandante do navio,orientando todos os estivadores a bordo.
Encarregado de estiva –orienta o serviço de estiva em cada porão de acordo com as instruções do operador portuário, do comandante do navio ou do encarregado-geral
Portaló– orienta os manobradores das gruas , por meio de sinais. Ele fica numa posição em que possa ver bem tanto o local onde a lingada é engatada como aquele em que é depositada, e onde possa ser visto pelo guincheiro ou guindasteiro
Guincheiro– trabalhador habilitado a operar o guindaste. No porto denomina-se genericamente os operadores das gruas de terra como guindasteiros.
Tecnicamente, guincheiro é, o operador do guincho, equipamento presente somente nos paus-de-carga. Entretanto, tornou-se denominação comum a todos os operadores de gruas.
Operador de equipamentos – estivador habilitado a operar empilhadores, pá carregadoras ou outro equipamento de movimentação de carga no caís ou no navio.
Estivador – trabalhador que, no carregamento, desfaz as lingadas e transporta os volumes para as posições determinadas em que vão ser estivados. No descarregamento, traz os volumes das posições onde estão estivados e prepara as lingadas.
Lingadas são um volume de mercadorias correspondentes à porção a ser içada por guindaste ou pau-de-carga.
Peador – trabalhador que faz a peação.Trabalhador com certa especialização, visto que muitos trabalhos fazem uso de técnicas de carpintaria (escoramento da carga com madeira).
Cada equipe de trabalho a bordo é denominada por ganga. Normalmente em cada porão, em que haja movimentação de mercadorias, há uma ganga de trabalhadores escalados.

2 comentários:

Anónimo disse...

vamos ver até quando,parece que cada vez mais aqueles animais em via de extinção,ou acabam ou se abatem.

EstivadoresAveiro disse...

A cobardia fala mais alto quando se trata de comentários feitos, não por animais em vias de extinção mas sim por parasitas e animais necrófagos. Caso o meu amigo não saiba o que é um parasita passo a descrever (Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.)E no caso do necrófago,não vou explicar o que é,pode consultar o caro leitor, passe bem e obrigado por consultar o nosso blog.