25 de maio de 2011

Conferente de estiva

Conferência de carga é a contagem de volumes, anotação das características (espécie, peso, número, marcas e contramarcas), procedência ou destino, a verificação do estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto , e os demais serviços nas operações de carregamento e descarga de embarcações. 
Manifesto de carga é um documento que acompanha a carga, individualizando e quantificando.Existe também o bill of lading (É o documento utilizado na expedição de mercadoria por via marítima, servindo para confirmar o seu recebimento a bordo e para exigir no destino a entrega da mercadoria).De acordo com o trabalho executado, os conferentes de carga e descarga recebem as seguintes denominações: chefe de conferentes, e o conferente, que pode ser conferente de balança , conferente controlador ou de tráfego,ou conferente ao navio. Todos estes são a mesma pessoa que desempenham os diferentes serviços.
A atividade do conferente de carga e descarga, restringe-se a uma só embarcação por operação de carga e descarga, não se admitindo, portanto, que ela abranja simultaneamente duas ou mais embarcações. No caso dos chefes de conferentes já tem que acompanhar os vários serviços em simultâneo. 
A atividade de conferência de carga e descarga é feita no interesse do operador portuário ou do manifesto de carga  onde consta toda a mercadoria, incluindo as suas características, pesos e volumes. 
Conferente de balança: utilizado nas movimentações de granéis sólidos em que a mercadoria é quantificada por pesagem em balanças. Antes de existirem as balanças modernas, que imprimem talões automáticos, era necessário que um trabalhador permanecesse anotando o peso de cada lote de carga.
Conferente de tráfego : Aquele que recebe as mercadorias  e as distribui no cais ou em armazém ou manda as mercadorias  para fora do porto para seus clientes.
Algumas vezes, inclusive, os armadores contratam profissionais especializados na elaboração do plano de carga ou estiva (os supercargos).
Supercargo (Planner) é uma denominação usada em relação a navios fretados por tempo. Quando as companhias de navegação fretam um navio para reforçar a frota e, fazendo determinada linha, geralmente os armadores acertam no contrato o embarque de uma pessoa de sua confiança, para acompanhar as operações de carga, descarga e estiva. Essa pessoa, geralmente de larga experiência no oficio, é portanto conhecedora de todos os cuidados necessários para movimentação nos portos de escala do navio

6 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece " boa ideia " publicar um comentário dizendo que o manifesto de carga é também conhecido como bill of lading.
A revisão dos comentários, sem lápis azul, deveria "filtrar" determinados "erros" para não lhe chamar outra coisa.

EstivadoresAveiro disse...

Definição de Bill of Lading
É o documento utilizado na expedição de mercadoria por via marítima, servindo para confirmar o seu recebimento a bordo e para exigir no destino a entrega da mercadoria. Ainda bem que continua atento ao nosso blog, e obrigado pela chamada de atenção.

Anónimo disse...

Tendo em conta os meus anos de experiencia devo dizer que são coisas distintas Bill of Lading e Manifesto de Carga ou Cargo Manifest. O primeiro terá como referência a factura ou facturas da mercadoria destinadas a um determinado cliente, poderemos ter, portanto, para o mesmo cliente diversos BL's, e servem como "moeda de troca" para a entrega da mercadoria ao distinatário. Por seu lado o Cargo Manifest é o documento onde se encontra de forma resumida a informação de toda a carga embarcada em determinado porto, onde é decriminado por BL's os carregadores e respectivos destinatário.
um pouco mais de leitura e conhecimento não fazem mal a ninguém. considerando a responsabilidade que este blog tem, deverão os editores dedicar um pouca mais de cuidado a materias que com ceteza serão lidas por público que não pertence ao sector.
Saudações Portuárias

EstivadoresAveiro disse...

Por o conhecimento não fazer mal a ninguém é que nós vamos divulgando estas informações para que se perceba melhor o nosso trabalho.Agradecendo o seu reparo,no entanto permita-me dizer que para pessoas com o seu alegado conhecimento, ficava melhor o reparo ser feito não sendo o caro leitor um qualquer anónimo. O cuidado que temos neste caso, é aproveitar a sua informação e corrigir o que estava mal. Agradecemos também por colocar este blog num patamar que nos passa despercebido,não querendo dizer que fujamos a qualquer responsabilidade.Mais uma vez fica o agradecimento pela correcção feita por si.
Obrigado por comentar

Anónimo disse...

Não temos a obrigação de ler esse esperto de convés com erros de palmatória. Ele que venha aqui corrigir as palavras "experiencia","decreminado"e "materias".A um supra destes,e com tanta experiência,temos que exigir mais, ler com erros é que não.
Até num simples blogue, os estivadores incomodam, xiça. Malditas gaiolas.

EstivadoresAveiro disse...

Obrigado pela correcção,mas creio que neste caso não seja importante a correcção das ditas palavras. Podemos dizer que são erros que não comprometem a explicação do referido leitor.Mas no caso e voltando a repetir,
obrigado.