19 de maio de 2011

Greve dos estivadores paralisa porto de lisboa.

Encontramos este comunicado no site Distrital de Lisboa do Bloco de Esquerda, que diz o seguinte.
O Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal convocou uma greve de 5 dias que se prolongará até à meia noite de sábado. Os trabalhadores em luta exigem a entrada imediata para o quadro de pessoal efectivo de sete trabalhadores contratados que prestam actividade profissional há mais de dois anos. Segundo o sindicato, o primeiro dia de greve mobilizou a totalidade dos 350 estivadores do Porto de Lisboa, obrigando à paragem das cargas e descargas.A paralisação obrigou a que as embarcações tivessem de rumar para outros portos mas os estivadores de Viana de Castelo, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal cumprem uma greve de solidariedade com os trabalhadores de Lisboa, sempre que a carga seja desviada de Lisboa para aqueles portos. Estima-se que a greve vá provocar prejuízos de 1,5 milhões de euros por dia.
De acordo com declarações de dirigentes sindicais, são necessários mais oitenta a cem trabalhadores permanentes no Porto de Lisboa, considerando «revoltante» que não sejam admitidos os sete estivadores com contratos renováveis. A Administração Portuária de Lisboa considera «inaceitáveis» os motivos do protesto e anunciou que vai processar a direcção do Sindicato dos Estivadores. Em declarações à imprensa, a administração garante que «não há qualquer incumprimento no contrato de trabalho dos sete estivadores».
Criado em: 18 May, 2011, 10:23

4 comentários:

Anónimo disse...

eu trabalho no porto de Aveiro e não sabia que estava de greve como é que isto é possível

Anónimo disse...

È caso para dizer "Aqui há gato"

Anónimo disse...

5 meses e está tudo na mesma temos um sindicato e ao que parece está tudo parado...eu como sócio sinto-me preocupado

Anónimo disse...

Sinceramente,acho isto tudo muito estranho.Que me desculpem os interessados,mas estando fora da negociação,não entendo,no tempo que corre,esta tomada de decisão.Os trabalhadores foram dispensados?Será útil aguardar para eles depois avançarem definitivamente?Lisboa é Lisboa e...pronto.