27 de maio de 2011

Chipre adopta “tonnage tax”

A Comissão Europeia acaba de autorizar o Chipre a instituir a “tonnage tax” para as companhias marítimas, o que deverá atrair mais armadores para o país, que já controla uma das maiores frotas mundiais.A“tonnage tax”, ou “taxa de tonelagem” numa tradução literal, é um imposto que tributa as companhias de navegação em função da tonelagem global das frotas por si operadas, em substituição da tradicional tributação dos lucros gerados pela actividade. O esquema é comum a vários países europeus e é reconhecido como um instrumento que promove o crescimento e a competitividade das frotas nacionais.             
A Comissão Europeia aceitou a proposta cipriota ao considerar que a “tonnage tax” não representarão uma distorção das regras do mercado.
A indústria marítima cipriota já é uma das maiores da Europa comunitária e a décima mundial. Ainda assim, o anúncio da introdução da “tonnage tax” foi classificado pela Câmara de Shipping do país “como a medida mais importante para a indústria do shipping desde a fundação da república”.
Em Portugal o tema da “tonnage tax” é recorrente mas não o suficiente para ser apresentado como uma prioridade pela indústria do shipping nacional.

Sem comentários: