30 de maio de 2011

Republica das bananas!


Infelizmente este País continua a ser uma república das bananas onde cada um faz o que quer e o que lhe apetece, sem passar cavaco a ninguém e depois admiram-se com campanhas eleitorais de baixo nível e vergonhosas como se tem presenciado, onde ninguém fala a verdade real, do que já assinaram com a troika, que é tão mau, que é melhor nem dizer para não perder todos os votos)
Neste País (para mim cada vez mais a terra prometida para os grandes grupos económicos)onde cada vez mais se aposta nos baixos salários, na precariedade do trabalho, aparece cada vez mais uma nova solução, mais barata não cumprir com acordos feitos, ou com responsabilidades assumidas, quer laborais quer sociais. Assim fica mais barato e é assim que se caminha para criar mais riqueza neste País (ou melhor, criar riqueza em outro lugar,….talvez nas offshores) !!!
Uma maravilha esta terra prometida onde jorra o mel  (infelizmente só para alguns privilegiados).

Mas poderão estar a pensar, Afinal dizer tudo isto para quê? O grupo ETE, e o grupo TERTIR, este ultimo pertencente ao universo das empresas do grupo MOTAENGIL, grupos estes que dividem entre si a nível nacional a maior fatia de concessões nos Portos Portugueses, grupos que são Cotados em Bolsa, que recebem benesses do estado, quer em negócios com este, quer de outra forma mais visível, ou menos visível – esquecendo que o estado somos todos nós contribuintes – são grupos dizia eu, que habitam galhardamente na tal terra prometida. Assim, não é necessário cumprir com as responsabilidades que assumiram….Para quê? As pessoas que todos os dias dão o seu melhor, independentemente das horas a que são chamadas para efetuarem as suas tarefas, e que o fazem o melhor que sabem e podem, não necessitam de nada para continuarem a fazer o que lhes é pedido….São um achado….Não precisam de comer, não precisam de dar de comer aos filhos, não precisam de tratar da família…. Por isso, não é necessário cumprir com retribuições acordadas, contratualizadas e assumidas.
Por isso isto continua a ser uma república das bananas! Será que tomando estas atitudes noutros Países da Europa Comunitária a vida desses grupos seria tão fácil e tão jovial como é aqui neste País???
Quando as pessoas deste País não tiverem mais dinheiro para poder comprar alimentos para os filhos ou poder pagar as propinas do ensino público ou não conseguir pagar as taxas moderadoras dos hospitais, ou quando aparecer novamente a tuberculose por falta de alimentação adequada…..
ENTÃO AÍ TALVEZ O POVO SE LEVANTE E SIGA AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS NO HINO NACIONAL E QUE TODOS CANTAMOS…
CONTRA OS CANHÕES…..MARCHAR !!MARCHAR !!
 Meus senhores, tenham um pouco de vergonha (se é que sabem o que isso significa) e cumpram com as vossas obrigações ! Cumprir com essas obrigações devidamente contratualizadas e acordadas entre partes é um ato de Cidadania!
Espero muito sinceramente que as pessoas e os cidadãos em geral tomem conhecimento do que se passa à sua volta e que comecem a tomar as decisões mais corretas no sentido de evitar que o País se torne rapidamente uma Índia, Indochina, Indonésia, ou China, onde trabalhadores trabalham sem qualquer horário estabelecido apenas pela comida para sobreviverem, ou crianças de 6 anos trabalhem, para que os custos sejam nulos e os lucros sejam máximos!!!!
Espero sinceramente que este texto não seja mais um SERMÃO DE Stº ANTÓNIO AOS PEIXES!

Cumprimentos.
C.C.S.

1 comentário:

EstivadoresAveiro disse...

Pois é sôr Santos,
chegamos ao ponto em que não se cumpre com as responsabilidades, por isso mesmo vamos mostrando que nós podemos cumprir com as nossas.A nossa melhor defesa nestes casos e em minha opinião é não fazer asneiras e esperar sem cometer erros infantis.
Abraço
Orlando Miguel08