17 de maio de 2011

Ílhavo acolhe o I Fórum Atlântico do projeto Aux-Navália “Inovar para competir”

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo será palco, no próximo dia 23 de Maio, do I Fórum Atlântico no âmbito do programa Aux-Navália, que decorre sob o lema “Inovar para Competir”.
O Projecto Aux-Navália é participado pela Associação das Indústrias Navais - AI Navais, conjuntamente com parceiros do Reino Unido e de Espanha. Este Fórum Atlântico, que deverá constituir o primeiro de uma série continuada de “fora” anuais, visa manter activas e incrementar as relações e interactividade internacional, no âmbito daquele Projecto, nomeadamente sobre a inovação e a competitividade no sector da construção naval.
Na abertura do Fórum destaca-se a intervenção do Prof. António Nogueira Leite, presidente da Associação Oceano XXI Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, estando os painéis de apresentações organizados em dois grandes temas: “Formas inovadoras de financiamento à indústria naval”, com moderação do presidente da AEP, Eng. José António Barros; e “Como impulsionar a inovação e a competitividade”, no qual se inclui a apresentação do “Road Map for Innovation”, sendo moderador o presidente da CIP, Sr. António Saraiva.
As apresentações estarão a cargo de credenciados técnicos, empresários e gestores sectoriais, nacionais e estrangeiros. Ainda por confirmar, são aguardadas as presenças dos Senhores Ministro da Economia e Conselleiro da Economia e Indústria da Região Autónoma da Galiza, além de outras individualidades, com destaque para os Embaixadores de Espanha, do Reino Unido, Presidentes das Câmaras de Comércio de Portugal com estes países e da Embaixada da Noruega.
O Aux-Navália é um projecto financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico e visa o reforço da competitividade e da inovação no sector naval e, em especial, nas indústrias auxiliares, um nicho de excelência para a economia marítima de diversas regiões da Europa Atlântica, como é o caso de Portugal.
Sobre a AI Navais: Associação das Indústrias Navais - AI Navais (AI Navais) é uma entidade que reúne no seu seio uma série de empresas intimamente ligadas à indústria da construção naval, tendo organizado em 28 de Maio de 2010 o II Encontro Transnacional, que decorreu em Lisboa. Tanto o Encontro já realizado, como este Fórum, têm importância conjuntural para a economia portuguesa e para o sector naval, em particular tendo em conta as entidades e os temas envolvidos.

Clique aqui para ver Programa.

Fonte: cargo 

Sem comentários: