Entraram o ano passado em portos dos Açores 2.501 embarcações de
comércio, somando 15.512 milhares de GT. O movimento de carga e descarga
de mercadorias foi de 1.253 milhares de toneladas e 51,9% do movimento
de mercadorias foi em contentores.
Face ao movimento registado em 2010, este valor correspondeu a uma quebra de 14,3% no número de embarcações entradas, parcialmente compensada pela variação positiva na dimensão das mesmas embarcações (+1,7%).
Na Região, os portos de Ponta Delgada e de Praia da Vitória, com 782 e 685 embarcações entradas, assumiram a maioria dos fluxos e registaram variações negativas menos acentuadas, de -3,8% e -5,9%, respectivamente, reforçando a sua importância relativa no total regional.
O movimento de mercadorias nos portos marítimos nacionais registou um aumento global de 2,3% em 2011, abrangendo 24,5 milhões de toneladas carregadas e 43 milhões de toneladas descarregadas em infraestruturas portuárias. O desempenho positivo observado atribui-se sobretudo ao acréscimo de 6%, registado nas mercadorias carregadas, uma vez que a variação das mercadorias descarregadas se situou nos +0,4%.
Em termos de distribuição geográfica, os portos do Continente
contribuíram favoravelmente para o dinamismo de crescimento, com um
acréscimo de 2,7% no total de mercadorias movimentadas.Face ao movimento registado em 2010, este valor correspondeu a uma quebra de 14,3% no número de embarcações entradas, parcialmente compensada pela variação positiva na dimensão das mesmas embarcações (+1,7%).
Na Região, os portos de Ponta Delgada e de Praia da Vitória, com 782 e 685 embarcações entradas, assumiram a maioria dos fluxos e registaram variações negativas menos acentuadas, de -3,8% e -5,9%, respectivamente, reforçando a sua importância relativa no total regional.
O movimento de mercadorias nos portos marítimos nacionais registou um aumento global de 2,3% em 2011, abrangendo 24,5 milhões de toneladas carregadas e 43 milhões de toneladas descarregadas em infraestruturas portuárias. O desempenho positivo observado atribui-se sobretudo ao acréscimo de 6%, registado nas mercadorias carregadas, uma vez que a variação das mercadorias descarregadas se situou nos +0,4%.
O movimento de mercadorias concentrou-se maioritariamente em portos do Continente, com 63,6 milhões de toneladas movimentadas (94,3%).
Os portos da Região Autónoma dos Açores movimentaram 2,5 milhões de toneladas (3,8%), tendo o movimento restante sido registado nos portos da Região Autónoma da Madeira, com 1,3 milhões de toneladas, representando 1,9% do movimento total nacional – que ascendeu a 67,5 milhões de toneladas em 2011.
O tráfego internacional de mercadorias nos portos nacionais aumentou 6,3% em 2011, ascendendo a 55,1 milhões de toneladas de mercadorias e representou 81,6% do tráfego marítimo total de mercadorias em Portugal.
O porto de Leixões liderou esta subida, com uma variação homóloga positiva de 19,8%, atingindo um movimento de 12,4 milhões de toneladas em movimentos internacionais. Adicionalmente, Sines, com um crescimento de 4,1%, reforçou a sua posição como principal infraestrutura portuária nacional de embarque e desembarque de mercadorias em tráfego marítimo internacional, com um total de 21,4 milhões de mercadorias movimentadas (38,9% do total nacional).
A distribuição do tráfego nacional e internacional de mercadorias apresenta estruturas distintas nos vários portos.
Os principais portos do Continente centraram uma parte muito expressiva das suas actividades na movimentação de mercadorias inseridas em circuitos internacionais de transporte marítimo (acima de 85% do movimento total de mercadorias, em cada porto).
Por outro lado, nos principais portos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, as embarcações de carga navegaram, sobretudo, entre portos nacionais. Assim, em Ponta Delgada o tráfego nacional de mercadorias representou 78,2% do total e no Caniçal (Madeira) alcançou 86,7% com, respectivamente, 1.253 milhares de toneladas e 877 milhares de toneladas de mercadorias carregadas/ descarregadas com origem/destino em portos nacionais, em 2011.
No porto de Lisboa, a actividade manteve-se repartida pela movimentação de “Granéis Sólidos” (41,3%) e “Contentores” (39,6%). Em Aveiro, registou-se uma distribuição equilibrada entre “Granéis líquidos” (31,2%), “Granéis sólidos” (39,1%) e “Carga geral” (29,7%).
O porto de Setúbal centrou a sua atividade na movimentação de “Granéis sólidos”, que corresponderam a 46% do movimento global de mercadorias neste porto, seguidos de “Carga geral” com um peso relevante de 32,2%. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, os principais portos movimentaram sobretudo mercadorias acondicionadas em “Contentores”, representando 51,9% do movimento total de mercadorias no porto de Ponta Delgada e 57,1% no porto do Caniçal.
Sem comentários:
Enviar um comentário