A greve às horas extraordinárias no Porto de Sines, em curso há vários dias, foi hoje suspensa após concessionária e sindicato do setor terem chegado a um entendimento, informa um comunicado conjunto enviado à agência Lusa.
Na nota, a PSA Sines (concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines) e o Sindicato XXI anunciam "ter alcançado um entendimento sobre as matérias em discussão, que permitem um regresso à normal prestação de trabalho extraordinário sempre que o mesmo seja necessário".
O comunicado não especifica em que termos foi alcançado o acordo.
Desde 17 de setembro que a maioria dos portos portugueses está paralisada devido à greve dos pilotos de barra, à paralisação dos estivadores e dos trabalhadores das administrações portuárias, que se foram sucedendo umas às outras, sem interrupções. No comunicado, sindicato e concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines referem que o acordo "estabelece as bases para um trabalho conjunto, (...) para permitir o crescimento do projeto em bases sustentáveis, defendendo os interesses das várias partes envolvidas: acionistas, colaboradores e outras entidades direta ou indiretamente envolvidas na atividade do terminal". A nota realça ainda "o empenho revelado por ambas as partes na procura de soluções conciliadoras" e "o forte compromisso em assegurar a necessária estabilidade e paz social, condição reconhecida por todos, sem exceção, como indispensável ao crescimento, êxito do projeto e única garantia da confiança dos clientes".
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário