26 de outubro de 2012

Factura portuária


Para o Engº Cacho:

"80% do custo da factura portuária é de mão-de-obra",refere o Sr. Engº Cacho!De que mão-de-obra portuária e de que porto, está a falar?! Se se refere ao porto de Aveiro e em exclusivo à mão-de-obra envolvida numa operação portuária típica do mesmo porto, tenho que lhe dizer que não acredito!O total da factura portuária global teria que ser muitíssimo baixo para se atingirem valores com aquela expressão! E então isso era óptimo! Por que não exibe na praça pública diversas dessas facturas portuárias globais, para que, decompondo-as nos diversos factores de custo que as integram, se fique a saber duma vez por todas o peso no custo total final, de cada um desses mesmos factores?! 
Que peso tem na factura portuária global o custo de rebocagem?! De rebocagem sublinhe-se, por vezes desnecessária, porque simplesmente não actua! E já agora qual a diferença do custo de rebocagem para o mesmo navio, entre o porto de Aveiro e o porto de Leixões?!
Quanto custa um movimento nocturno no porto de Aveiro?! Por que forma tem esse custo obstado a que navios demandem ou larguem do porto durante a noite?! Por forma positiva?! Quantos movimentos nocturnos se têm feito?! Qual o peso dessa ineficiência do porto, no custo de exploração do navio?!E no frete?! Sabe que o porto de Aveiro é o único que por forma regular não faz movimentações nocturnas?! Tudo isto não influencia os custos?! Qual a diferença de custos para o mesmo navio, imputados ao armador, entre Aveiro e Leixões?!
Sr. Engº é necessário elucidar de forma exaustiva e com verdade, a comunidade portuária alargada.

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