5 de outubro de 2012

Estivadores europeus ameaçam navios de/para Portugal

A contestação às mudanças no regime do trabalho portuário em Portugal poderá subir de tom a partir do final de Outubro. Os estivadores europeus prometem acções de protesto contra os navios com origem ou destino em Portugal.
Um pouco por toda a Europa, em Espanha, França, Suécia, Dinamarca, Chipre, Grécia, Reino Unido, Eslovénia, Malta e Itália, os estivadores pararam hoje uma hora para discutirem a situação do sector em Portugal, com a intenção do Governo de mudar o regime jurídico do trabalho portuário.
Os protestos dos estivadores europeus foram levados também à conferência europeia sobre o futuro da política portuária, que hoje se iniciou em Bruxelas. Os representantes do IDC (International Dockworkers Council) presentes propõem-se denunciar a situação em Portugal e instar a Comissão Europeia a mediar o conflito entre o Governo e os sindicatos.
Em caso de insucesso, os estivadores anunciam para o final de Outubro o início de acções de protesto que afectarão os navios com cargas com origem nos portos nacionais ou a eles destinados.
A verificar-se, a acção concertada dos estivadores europeus dificultaria, ou no limite inviabilizaria, a divergência das cargas com origem/destino nos portos nacionais afectados pelas greves para outros portos, e desde logo para os espanhóis, ampliando os efeitos negativos dos protestos para a economia nacional.
Fonte texto : transportesenegocios

Sem comentários: