21 de julho de 2012

Porto de Setúbal obtém distinção Ecoport

O Porto de Setúbal passou a integrar a rede europeia de “ECOPORTS”, após criteriosa análise que compara e distingue as melhores práticas ambientais em zonas portuárias. A distinção foi atribuída pela European Sea Port Organization (ESPO), via EcoPorts Foundation, reconhecendo a excelência da qualidade ambiental na Baía de Setúbal.
A EcoPorts, enquanto organização responsável a nível europeu pela realização de análises específicas de benchmarking portuário, atribuiu ao Porto de Setúbal a nota de 94,79, numa escala de zero a 100. Para a análise sobre o bom desempenho ambiental concorreram factores distintos, tais como o ordenamento e usos do solo, a medição da qualidade da água e do ar, as metodologias de movimentação e armazenamento das mercadorias, as medidas de preservação dos ecossistemas e a relação porto-cidade.
A apreciação realizada através do Self-Diagnosis Methodology identificou ainda oportunidades de melhoria, a implementar futuramente em articulação com as respectivas autarquias, com a comunidade envolvente e outras entidades.

Sem comentários: