A Autoridade do
Canal do Panamá decidiu adiar, de Julho para Outubro, a primeira
fase dos aumentos das taxas de passagem anunciados em Abril passado.
A segunda fase de
aumentos foi igualmente adiada e acontecerá agora apenas em Outubro
do próximo ano.
Ao mesmo tempo, a
Autoridade do Canal do Panamá, confrontada com as críticas de
diversos operadores e seus representantes, decidiu abrir um novo
processo de consultas públicas sobre uma proposta revista de
tarifário. O novo prazo é, no entanto, de apenas 15 dias.
Na prática, a
proposta prevê o aumento dos direitos de passagem para todos os
tipos de navios, à excepção dos porta-contentores celulares, navios
reefer e de passageiros.
O número de
segmentos em que os navios são divididos, para efeitos de cobrança
das portagens, aumentará de oito para dez, mesmo se a Autoridade do
Canal do Panamá deixou cair a proposta de criação de uma nova
categoria de navios contentores/multipurpose, mantendo-os na
categoria de “outros”. Mas o segmento dos navios-tanque é dividido
em três.
Alberto Aleman
Zubieta, administrador do Canal do Panamá, lembra que a Autoridade é
a única a organização no mundo do shipping a consultar os clientes e
outras partes interessadas antes de mexer nos preços. E justifica as
mexidas propostas com a necessidade de adequar os preços às
mais-valias geradas pela passagem.
As receitas
adicionais visam financiar as obras em curso de alargamento do
canal.
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