28 de julho de 2012

NAVIO-ESCOLA INDONÉSIO NO PORTO DE LEIXÕES


KRI Dewaruci, o maior veleiro na frota indonésia, usado como navio de treino para os cadetes da Marinha, chegou dia 26 de Julho, ao Porto de Leixões, ao fim de 12 dias no mar.
As iniciais KRI significam Navio Militar da República da Indonésia. O nome Dewaruci representa o deus mitológico indonésio da verdade e da coragem.
A sua construção, iniciada em 1932 na Alemanha, pela construtora naval HC Stulcken & Sohn, foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Concluído em 1953, o Dewaruci funciona também como um embaixador da boa vontade da Indonésia. Com cerca de 70 homens a bordo, o Dewaruci poderá ser visitado pelo público até hoje, sábado, que terá à sua espera espetáculos de dança tradicional e pratos típicos confecionados apenas com ingredientes indonésios. A chegada ao Porto de Leixões contou com a presença de Albert Matondang, embaixador da República Indonésia em Portugal, que foi recebido pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira. Além da oferta do livro de Joel Cleto sobre o Senhor de Matosinhos, o autarca abordou a gastronomia e a arquitetura contemporânea, convidando ainda a tripulação a visitar a Igreja Matriz e o Mercado Municipal.

Sem comentários: