11 de julho de 2012

Canadá: Planos para construção de novo porto 'hub' ameaçam canal do Panamá.

Depois do anúncio do avanço para a construção de um canal na Guatemala, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, surge agora uma nova ameaça ao canal do Panamá, com o Canadá a revelar os seus planos para a construção de um novo porto de transbordo capaz de movimentar os maiores porta-contentores da nova geração.
Estes porta-contentores gigantes utilizam, maioritariamente, o canal do Suez nas rotas entre a Ásia e o Ocidente, sendo que as previsões indicam que com o alargamento do canal do Panamá, as rotas se alterem, passando a atravessar o referido canal localizado no país da América Central. Contudo, a Guatemala anúnciou que vai fazer um grande investimento na construção de um canal no seu território (a norte do canal do panamá, portanto), e agora o Canadá revelou o seu projeto de criação de um porto 'hub' capaz de atrair os navios da nova geração. 
O projeto canadiano está avaliado em 400 milhões de dólares americanos.A ideia do governo do Canadá é que o complexo seja instalado no Porto Sydney, na Nova Escócia, oferecendo às grandes companhias uma possibilidade de escala de acesso fácil nas maiores rotas. Esta é a segunda tentativa do país de atrair negócios e investimentos para a região e a estimativa é que o complexo consiga movimentar cerca de 1 milhão de Teus anuais.Um acordo de concessão e parcerias para investimentos ainda devem ser acertados antes que o novo hub seja dado como certo. No entanto, o plano do Canadá já tem sido visto como um ameaça em potencial do canal do Panamá e aos portos americanos a norte, que ainda não estão prontos para receber navios tão grandes quanto os que seriam recebidos pelo 'hub' canadiano.

Sem comentários: