O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu, no primeiro semestre de 2012, um valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, adianta a administração do Porto em comunicado. As principais mercadorias exportadas foram os produtos refinados, o ferro e aço, os paralelepípedos, papel e bebidas.As mercadorias movimentadas cresceram 2,1%, face ao período homólogo de 2011, alicerçado no aumento de 14% das exportações realizadas a partir de Leixões. No primeiro semestre, as exportações via Porto de Leixões totalizaram cerca de 2,5 milhões de toneladas de carga, "tendo como principais mercadorias os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas", refere a APDL, (Administração dos Portos do Douro e Leixões). Os destinos da carga exportada dividem-se entre Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os Estados Unidos da América.
Segundo a APDL a "carga contentorizada continua a ser a principal responsável pelo crescimento de mercadorias no Porto de Leixões".
De Janeiro a Junho de 2012, foram movimentadas cerca de 2,9 milhões de toneladas de carga contentorizada, um aumento de 250 mil toneladas em relação a igual período de 2011. Foram movimentados, nos primeiros seis meses deste ano, 180 mil contentores em Leixões, a que corresponde 283 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente ao volume de um contentor de 20 pés), explica a administração do Porto. Nesta categoria registou-se um crescimento de 10,1%, face ao primeiro semestre do ano passado 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário