14 de julho de 2012

Embaixador americano considera estratégico Porto do Lobito

Lobito - O embaixador americano em Angola, Christopher McMullen, considerou nesta sexta-feira, na cidade do Lobito (Benguela), que o Porto Comercial do Lobito é um empreendimento estratégico para a zona austral do continente africano e que vai ajudar o desenvolvimento rápido de Angola e dos estados vizinhos. O diplomático americano, que falava à imprensa no termo da visita que efectuou aquela empresa portuária, felicitou as autoridades angolanas pelos investimentos feitos na modernização do Porto.

"As autoridades angolanas devem orgulhar-se por ter uma estrutura como o Porto Comercial do Lobito. Por este motivo estão de parabéns", concluiu.

O embaixador americano foi informado sobre os projectos em cursos, com destaque para a construção do terminal para descargas e carga de minério a ser exportado da vizinha a República Democrática do Congo, para os países da Europa, das Américas e asiáticos. Christopher McMullen foi igualmente informado sobre a extensão da ponte cais e da criação do porto seco, que servirá para a descarga e carga de mercadorias contentorizadas.  Por seu turno, o presidente do Conselho da Administração do Porto, Anapaz de Jesus Neto, considerou proveitosa a visita do embaixador americano, tendo acrescentado que serviu para perspectivar possível cooperação entre o Porto do Lobito e portos dos Estados Unidos de América.
Sobre os projectos em cursos, o PCA sublinhou os trabalhos de construção de novas infra-estruturas, já concluídos, mas que aguardam apenas pelo mobiliário.
"A construção do porto seco, do terminal para descarga e carga de minério, em termos de infra-estruturas estão praticamente concluídos”, finalizou.

Sem comentários: