18 de julho de 2012

Comércio internacional apresenta sinais de estagnação


O movimento global de transporte de mercadorias apresenta sinais de estagnação, segundo dados divulgados pelo International Transport Forum relativos ao primeiro trimestre de 2012. A desaceleração é mais acentuada na União Europeia e indicia uma quebra na atividade económica. O comércio externo total por mar (em toneladas) permanece abaixo dos níveis anteriores à crise na União Europeia e Estados Unidos, com uma quebra de cinco e seis por cento, respetivamente. A carga aérea, por outro lado, apresenta tendências opostas: enquanto nos países da União Europeia se registou uma diminuição de quatro por cento no primeiro trimestre de 2012 em relação a período homólogo de 2008, enquanto nos Estados Unidos se verificou, em igual período, um aumento de um por cento.

Entre os países da União Europeia, a economia alemã é aquela que demonstra resistência face a uma tendência de estagnação. O comércio total por mar tem vindo a crescer durante a crise e está agora 12 por cento acima dos níveis anteriores à crise. A carga aérea recuperou rapidamente até ao final de 2009, depois abrandou e agora dá indícios de voltar a subir. Por outro lado, o transporte marítimo e aéreo em França e no Reino Unido continua abaixo dos níveis anteriores à crise. No geral, a fraca procura doméstica nas economias avançadas reflete-se em fluxos de importação que permanecem abaixo dos níveis de 2008, com exceção da Alemanha. As exportações para os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e Ásia permanecem a locomotiva do crescimento. As exportações por transporte marítimo da União Europeia e dos Estados Unidos para os BRIC atingiram novos máximos em março de 2012, com crescimentos de 52 e 59 por cento, respetivamente, em relação a 2008. Todavia, as exportações por transporte marítimo para a Ásia dão sinais de abrandamento. As exportações da União Europeia para a China baixaram acentuadamente. O transporte aéreo da União Europeia para os BRICS e para a Ásia confirma esta tendência de desaceleração, permanecendo estáveis, após a quebra verificada em meados de 2011.
O transporte terrestre por modo ferroviário e rodoviário continua a refletir a fraca recuperação na procura doméstica, especialmente na União Europeia. No último trimestre de 2011, o transporte ferroviário caiu sete por cento em relação aos níveis anteriores à crise, enquanto o ritmo de crescimento do transporte rodoviário continua lento. O transporte ferroviário nos Estados Unidos e na Rússia recuperou dos níveis anteriores à crise, salientando as diferenças de performance entre estes mercados e a região da União Europeia.

Sem comentários: