17 de janeiro de 2012

Carta do IDC ao Sr. Secretario de Estado das Obras Públicas e Transportes e Comunições Dr. Sergio Monteiro ( tradução google )

2012/01/16 Sr. Secretario de Estado das Obras Públicas Transportes e Comunições Dr. Sergio Monteiro. Caro Dr. Monteiro, estou escrevendo para você em nome do Conselho Internacional estivadores (IDC), uma organização sindical para profissionais dos portos em todo o mundo e na qual os estivadores Portugueses são filiados. Minha atenção recentemente foi atraída para uma entrevista com você  em Novembro passado na revista transporte "Transportes em Revista". Lendo esta entrevista, ela me surpreendeu, fiquei preocupado, ao saber que, "A Comissão Europeia considera, e provavelmente está certo, que o sistema de trabalho portuário é atualmente um dos maiores impedimentos ao desenvolvimento de atividade de bloqueio de porta" . Também, entre outras declarações que "o nosso país se vai tornar o campo de testes para  o que a União Europeia gostaria de fazer no mercado europeu". Apesar de percebermos que a Comissão Europeia está a contemplar a legislação um pouco mais difícil em aspectos porta várias políticas do que o previsto na Comunicação ao Parlamento de 2007, somos do entendimento de que estes aspectos serão discutidos em um futuro próximo, juntamente com todos os interessados em uma indústria portuária oficina de consultoria e, em algum ponto no tempo, vai estar na agenda do Comité de Diálogo Social para a tão esperada do setor portuário. Se as afirmações feitas na entrevista foram corretamente traduzidos e / ou você não está erroneamente citado ou citado fora de contexto, então parece que a Comissão Europeia pode ter ideias pré-concebidas sobre o tema da porta a reforma trabalhista. Este eu acho extremamente preocupante. Espero sinceramente que nem o Governo Português, nem a Comissão da UE, estejam embarcando em políticas que inevitavelmente nos colocam em rota de colisão. Como muito bem apontar, há uma crescente tensão no setor portuário, no momento presente o IDC acompanhará de perto todos os desenvolvimentos e não vai ficar de braços cruzados quando e se os nossos afiliados Portugueses estão de costas para a parede. Eu permaneço embora um crente firme em diálogo e negociação e, portanto, parecem-se muito para a frente a quaisquer comentários ou esclarecimentos que você pode fazer. Eu teria prazer de encontrar com você ou sua equipe para discutir ou mediar nesta situação difícil. Com os melhores cumprimentos Peter Shaw IDC Europeu Zona Coordenador

Sem comentários: