15 de janeiro de 2012

PORTOS DE CABO VERDE LIGAM-SE AO CEARÁ

fotoBrasil larga as Canárias e aporta ao arquipélago cabo-verdiano para escoar mercadorias com destino à África Ocidental. Com o decréscimo do trânsito marítimo para a Europa e EUA, o nosso país só tem a ganhar

 A Enapor S.A. e a Companhia Docas do Ceará (CDC), Brasil, assinam hoje (10 de Janeiro 2012) um protocolo de cooperação que visa viabilizar a ligação marítima entre o porto de Fortaleza (Mucuripe) e os portos cabo-verdianos, pretende atender à demanda de comércio entre o Brasil e o continente africano. As cargas do Ceará e de outros Estados brasileiros vinham sendo canalizadas para as Canárias, pretendendo-se agora utilizar os portos cabo-verdianos como forma de reduzir os custos de transporte e ganhar mais rapidez na entrega de mercadorias.
Decorrente da redução do trânsito de mercadorias entre Cabo Verde, a Europa e os Estados Unidos da América, provocada pela crise internacional, o Governo cabo-verdiano manifestou o seu interesse em expandir o mercado nacional tendo como destino o Brasil, o que esteve na origem das negociações para a assinatura do protocolo de cooperação.
Cooperação essa que se estende, de igual modo, à componente técnica, nomeadamente, a realização de um estudo de logística concernente à avaliação de possibilidades de negócios entre o Nordeste Brasileiro e os países da África Ocidental, mas incluindo também Moçambique e, no futuro, o Senegal e a Guiné-Bissau. Mas a transferência de conhecimentos e tecnologia de documentação e estatísticas são também parte integrante deste convénio. 

Sem comentários: