27 de dezembro de 2012

Governo diz que suspensão da greve dos estivadores não resulta de "contrapartidas"

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio  Monteiro, afirmou hoje que a decisão dos estivadores do centro e sul de  desconvocar a greve, marcada até 07 de janeiro, não resultou da oferta de  "qualquer contrapartida". 
"Não houve qualquer contrapartida oferecida", garantiu Sérgio Monteiro,  considerando que "os estivadores terão percebido que é com o regresso à  normalidade que estão melhor garantidos os postos de trabalho".  Em conferência de imprensa, no final do conselho de ministros, o governante  elogiou o "sentido de responsabilidade que os trabalhadores tiveram com  esta decisão". 
Sérgio Monteiro referiu ainda o "trabalho árduo com aqueles que apoiaram  o novo regime do trabalho portuário", que "foram refúgio da carga que devia  ser movimentada pelos portos que estavam em greve".  
As greves dos estivadores têm-se sucedido, desde setembro, nos portos  de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz.  
O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul decidiu hoje terminar com  a greve parcial que estava marcada até 07 de janeiro, confirmou à Lusa o  diretor da Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (A-ETPL).
A decisão do Sindicato dos Estivadores foi tomada numa assembleia-geral  dos associados que decorreu esta manhã e tem efeitos a partir de sexta-feira.
"O sindicato teve hoje uma assembleia-geral de associados em que decidiram  levantar a greve sem condições a partir de amanhã  sexta-feira ", disse  à Lusa o diretor da (A-ETPL), Caldas Simões. 
Os estivadores estavam em sucessivas greves desde setembro contra o  novo regime do trabalho portuário, entretanto já aprovado na Assembleia  da República.  
Esta greve parcial abrangia os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira  da Foz.  
Fontes do sindicato disseram à Lusa que está a ser preparado um comunicado  para explicar "as motivações da suspensão do processo".  

3 comentários:

Jpconde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jpconde disse...

Afinal em que ficamos...

EstivadoresAveiro disse...

Ficamos com uma reunião marcada para as 10 horas para falar sobre o fim da greve.