26 de setembro de 2012

É PRECISO REFLECTIR



Tenho acompanhado, tanto quanto me é possível e com sobeja preocupação, a vossa “luta”. Ela teve plena legitimidade sindical e autêntico sentido social.
Entretanto no decurso da disputa, foi produzido, bem ou mal, mas indestrutível, um acordo, e na decorrência do mesmo, foi em reunião do Conselho de Ministros do pretérito dia 20, aprovada uma proposta de lei, que visa alterar o regime jurídico do trabalho portuário. Todos sabemos que a partir desse momento a reversão é dificílima, se não mesmo impossível. Restará o período de 30 dias de discussão pública, para durante ele se fazer chegar à Assembleia da República as propostas, as solicitações ou os reparos que as associações sindicais e demais interessados, possam entender como pertinentes.
Analisados os termos do articulado constante daquela proposta de lei, constitui minha humilde conclusão, que, os seus efeitos práticos sob a forma de lei, não serão assim tão gravosos quanto se te temia e se fez propalar.

Assim, e não vejam nisto uma intromissão que de todo não quero para mim, mas ter dado início ao período de greve em curso, constituiu um erro. Continuá-la ou prosseguir em novos períodos de greve, será persistir no erro. Não resultam, não advirão daí quaisquer benefícios de espécie alguma para os trabalhadores, e o porto de Aveiro vosso local de trabalho, sairá bastante agredido.
Deixem-me dizer-vos, que efeitos mais graves do que aqueles que possam resultar da prevista alteração de lei cuja matriz é conhecida, serão aqueles que resultam da efectiva e gravíssima inexistência de diálogo sócio-laboral entre parceiros sociais locais. Ausência de diálogo que, tanto quanto me é dado saber, se tem perpetuado e agudizado.
É do meu ponto de vista urgente, importantíssimo para o porto de Aveiro, seus trabalhadores e agentes económicos, que o diálogo seja reatado.
Empenhem-se assim todos em criar as necessárias condições para que essa ausência de diálogo, vosso verdadeiro “calcanhar de aquiles” deixe de ser uma indesejável e perniciosa realidade.
Saudações Sindicais
Fernando da C. Gomes
26 de Setembro de 2012

2 comentários:

Herculano disse...

Em relação à opinião do amigo e colega Fernando Gomes, quero dizer que a subscrevo inteiramente. Certamente que o apelo que ele induz será vivamente aceite e consubstanciado à realidade dos portuários de Aveiro.
Herculano

EstivadoresAveiro disse...

Olá Herculano,
fica o registo da tua opinião em relação a este tema.

Cumprimentos
O.Miguel08