20 de dezembro de 2011

Portos vão parar no início de Janeiro

Empresa que gere trabalho portuário avançou com pedido de insolvência e pode pôr em causa uma centena de postos de trabalho.
O final de ano e início de 2012 promete trazer muita agitação laboral nos principais portos nacionais com grandes implicações no movimento de carga. A liberalização do trabalho portuário começou por ser contestada em Aveiro e alastrou a outros portos nacionais sob a forma de pré-aviso de greve.
Os estivadores de Aveiro prometem, a partir de 24 de Dezembro, parar serviços de empresas locais que recorrem a mão-de-obra não afecta ao sector. “Estamos a falar de tarefas que se caracterizam como serviço portuário e, face à legislação, dentro das áreas portuárias só podem operar trabalhadores habilitados”, diz Eduardo Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Aveiro.
Como agravante, a empresa de trabalho portuário de Aveiro – que agrega os maiores operadores nacionais - avançou com um pedido de insolvência por falta de viabilidade económica e ameaça uma centena de postos de trabalho.Os representantes sindicais relacionam tudo isto com as exigências da “troika” que impôs a revisão das leis laborais do sector. Uma exigência de liberalização que levou a agendar outra greve – desta vez nacional – para 4 de Janeiro. “Viana, Aveiro, Figueira, Setúbal, Lisboa e Sines vão estar parados”, acrescenta Eduardo Marques.Os trabalhadores portuários têm pedido insistentemente a intervenção governamental, mas isso ainda não aconteceu.
Fonte: rr

Sem comentários: