Na passada quarta-feira, dia 7 de dezembro, a FESMARPOR - Confederação de Sindicatos Marítimos e Portuários realizou o Encontro Nacional de Trabalhadores Portuários, inserido na jornada de luta que esta desenvolveu nesse dia, em protesto para com a postura das Associações de Operadores dos portos de Aveiro e Lisboa.
No evento, realizado na Figueira da Foz, estiveram presentes trabalhadores portuários dos portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Fig. da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Caniçal - Madeira, assim como dirigentes sindicais dos Sindicatos de Viana do Castelo, Aveiro, Lisboa, Sines - PSA e Caniçal - Madeira.No encontro foram analisadas a política governamental para o setor portuário, e a situação laboral nos portos nacionais. Sobre estes, a FESMARPOR divulgou uma série de conclusões dos trabalhos:

"- A vontade expressa por todos os presentes de fusão dos atuais sindicatos portuários num só de âmbito nacional;
- A inoportunidade e a não necessidade de revisão da legislação sectorial,do trabalho, bem como a necessidade/ funcionalidade de manter esta actividade como profissão regulada.
- Medidas unilaterais tendentes a desregular e liberalizar o trabalho portuário, venham elas de onde vierem, contarão com o repúdio, resistência e oposição dos trabalhadores.
- Os portos são um segmento dos transportes que deu lucro nos ultimos 10 anos.
- Só por interesse de alguns e pressão de "lobbies", se entende a pretensão de desregular e liberalizar a atividade portuária.
- Por sua vez as Associações de Operadores /Empresas de Estiva, aproveitando toda esta indefinição, não só se recusam a analisar e discutir os assuntos referentes a cada porto, como já ameaçam com processos de insolvência. Onde está a vontade e predisposição das Associações, em resolver os diversos dossiers e problemas pela via do diálogo?"

Assim, a FESMARPO solicita que as "Associações de Operadores cumpram com o seu estatuto de parceiro social e se sentem á mesa com os Sindicatos", de forma a "resolver pela via da concertação e diálogo, os assuntos respeitantes a cada porto".

Neste encontro foram ainda aprovadas uma moção e uma resolução a enviar ás Entidades Setoriais, designadamente Governo/Tutela, IPTM e Administrações Portuárias. Estas serão igualmente enviadas ás Associações dos Operadores, Agentes de Navegação, Armadores e Transitários.