9 de dezembro de 2011

AMARGA REFLEXÃO


Os Trabalhadores Portuários de Aveiro, são uns lutadores. É preciso recuar e acompanhar a evolução deste nosso Porto, para entender a ingratidão que vai nas nossas entidades patronais.
    Depressa esqueceram que os Trabalhadores que agora querem "aniquilar", foram aqueles que tudo deram pelo crescimento do Porto de Aveiro. Tão bem como nós, sabem dos horários de trabalho que sempre estivemos expostos, sempre num contexto produtivo que serviu para que o porto crescesse. Nascemos aqui, perdemos a nossa juventude, não vimos os nossos filhos crescer, ao sol, á chuva, ao vento. Mesmo assim, éramos alegres e felizes.
     A alegria no Trabalho, é fundamental. Como fundamental é, sermos devidamente compensados pelo trabalho produzido. A memória de quem nos paga, é curta.
     Neste momento perdemos a alegria, mas reforçámos a amizade e solidariedade. É nestas amargas horas, onde as palavras custam a soltar-se, que sentimos o grande amor á profissão que um dia abraçámos. Lutaremos por ela até que se esgotem as nossas forças. Ninguém duvide.
   Sabemos bem qual a intenção adjacente a este “projecto de insolvência”, sim um projecto. Precariedade de emprego nos Portos, tão saborosa intenção. Era muito rapazola, mas nem nos tempos do antigo regime havia tamanha intencionalidade. Sejam francos meus senhores, digam aquilo que na verdade pretendem.
   No esconderijo do clima “Troikiano”, tudo é válido para atalhar caminho. As entidades governamentais até facilitam a vida.
   Todas as queixas por nós apresentadas, batem no muro, seja ele IPTM, seja ele APA, seja ele secretaria do estado. Não interessa avaliar de que lado está a RAZÃO. Já nem o Código do Trabalho se cumpre no sector Portuário, quanto mais os CCT’s. Tenham vergonha.
   SOMOS AMIGOS E SOLIDÁRIOS, LUTAREMOS ATÉ AO FIM.

   António Júlio
  Trab ETP 117

3 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Com todas as pessoas que tenho conversado sobre o que nos estão a tentar fazer,um pouco da minha tristeza vai desaparecendo.Não porque o problema esteja resolvido, mas sim, porque as pessoas estão juntas na luta de mais uma injustiça feita por dois grandes grupos económicos que estão a tentar dividir para depois poderem reinar.
Em tempo de paz convém manter a serenidade e humildade.
Mas quando estoura a guerra devemos agir como um Leão! E não digo isto por ser Sportinguista.

Estivador25

piorro23 disse...

só tenho pena que a nossa união não esteja mais reforçada com os "nossos amigos" que estão nos quadros das empresas de estiva porque eles não acreditam mas este problema que estamos a passar tambem vai chegar a eles, temos que ter força e lutar pelos nossos direitos um abraço nuno ferreira

EstivadoresAveiro disse...

Nos tempos que correm temos que nos manter unidos. É que depois de dividir a malta eles vão aniquilar uns,e os outros vão rigorosamente pelo mesmo caminho. Não tenho a menor duvida.
Orlando Miguel08