Preparando-se para a temida “tenaz” que poderá representar a acção
concertada de Leixões e Ferrol, sob a liderança da TCL, Vigo aposta
na expansão da capacidade do seu terminal de contentores.
Primeiro foi a ampliação da área disponível, de 120 mil para 180 mil
metros quadrados. Depois foi a compra de um pórtico de cais super
post panamax. Agora será a vez de reordenar o espaço do parque de
contentores.
A
concessionária do terminal, a Termavi, propõe-se investir cerca de
dois milhões de euros nas obras, que deverão estar concluídas em
meados do ano. No essencial, melhorar-se-ão os acessos rodoviários,
criar-se-á um acesso ferroviário directo e, acima de tudo,
reorganizar-se-á a circulação dos camiões no interior do parque
mediante a criação de uma via central que dará acesso directo a
todos os corredores.
Com
o novo layout, e com os novos equipamentos de movimentação de
cargas, o terminal de contentores de Vigo aumentará a sua
capacidade, dos actuais 200 mil TEU/ano para cerca dos 350 mil TEU.
E tornar-se-á um “terminal do século XXI”, como o definiu o
presidente da autoridade portuária na apresentação do projecto.
Vigo
movimentará cerca de 80% das cargas da Galiza. Mas o aproximar do
início da operação do terminal de contentores de Ferrol é motivo de
apreensão, uma vez que a FCT, concessionária de Ferrol, é controlada
pela TCL, concessionária de Leixões, sendo por isso expectável a
procura de sinergias entre os dois terminais. E Vigo está no meio.
Sem comentários:
Enviar um comentário