24 de março de 2014

Plataforma A25 satisfeita com receptividade de Pires de Lima à ferrovia Aveiro/Salamanca

A Plataforma A25, constituída pelos presidentes dos municípios de Aveiro, Guarda e Viseu, sublinhou a recetividade do ministro da Economia, Pires de Lima, ao desenvolvimento ferroviário do corredor Aveiro/Salamanca para o transporte de mercadorias.
"A Plataforma A25 regista uma receção positiva do ministro da Economia quanto às prioridades no desenvolvimento do sistema ferroviário e portuário do Centro-Norte, e designadamente no corredor da A25, entre Aveiro-Viseu-Guarda e Vilar Formoso", refere uma nota de imprensa conjunta dos três autarcas.
Ribau Esteves (Aveiro), Álvaro Amaro (Guarda) e Almeida Henriques (Viseu) foram recebidos na segunda-feira, em audiência, pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, com quem debateram o plano de opções de investimentos relativo às infraestruturas de transportes e logística no horizonte 2020.

Os autarcas da Plataforma A25 reiteraram ao ministro da Economia a convicção de que o investimento no comboio de alta velocidade para mercadorias, entre o Porto de Aveiro e Vilar Formoso, "constitui a opção que melhor serve os interesses de competitividade económica nacional e das regiões do Centro e Norte".

Tendo em conta as limitações orçamentais, os autarcas "reiteraram ao ministro da Economia a total disponibilidade de cooperação, no sentido de se encontrarem as opções que permitam acomodar aquelas prioridades ao volume de financiamento".

Vários autarcas e empresários do Norte e Centro do País têm criticado a prioridade do investimento na ligação ferroviária de Sines à fronteira, em alta velocidade para mercadorias, em detrimento da ligação ferroviária a Salamanca, argumentando que mais de 60% das exportações são feitas a norte e precisam do corredor Aveiro/Salamanca, que usam no transporte rodoviário através da A25.
cargo 

Sem comentários: