O
porto de Valência deverá registar uma quebra de 3,5% na movimentação de
contentores anual. A confirmar-se, será a primeira vez que o segmento
cai em Valência desde 1991 e poderá levar à perda da liderança no que
toca a movimentação de contentores em portos do Mediterrâneo. Foi o
próprio presidente da Autoridade Portuária de Valência, Rafael Aznar,
quem antecipou os números.
Assim, Algeciras deverá passar a ser o primeiro porto mediterrânico no segmento dos contentores, depois de em novembro já ter números ao nivel de Valência e de andar com um crescimento a rondar os 6%.
Segundo Rafael Aznar, a grande causa destas perdas em Valência está relacionada com os custos de estiva, que baixaram noutros portos mas não neste, devido a divergências entre armadores e estivadores.
"Não estamos a ser competitivos nos custos de transhipment", alertou o presidente do porto de Valência. Recorde-se que em Valências os contentores de transhipment representam 50 do total, enquanto que em Algeciras a quota chega aos 90%.
Assim, Algeciras deverá passar a ser o primeiro porto mediterrânico no segmento dos contentores, depois de em novembro já ter números ao nivel de Valência e de andar com um crescimento a rondar os 6%.
Segundo Rafael Aznar, a grande causa destas perdas em Valência está relacionada com os custos de estiva, que baixaram noutros portos mas não neste, devido a divergências entre armadores e estivadores.
"Não estamos a ser competitivos nos custos de transhipment", alertou o presidente do porto de Valência. Recorde-se que em Valências os contentores de transhipment representam 50 do total, enquanto que em Algeciras a quota chega aos 90%.
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