20 de janeiro de 2014

Porto de Leixões cresce 3,4% e alcança novo máximo anual

No ano de 2013, o porto de Leixões registou um crescimento de 3,4% nas mercadorias movimentadas, face a 2012, fechando o ano com um novo máximo de 17,2 milhões de toneladas. O destaque vai para o aumento nos Granéis Líquidos (+11%) e da carga Ro-Ro, que cresceu mais de quatro vezes.
No ano passado, as exportações alcançaram um valor idêntico ao do ano anterior (5,5 milhões de toneladas). Os principais destinos das exportações são Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e EUA. De salientar que os principais produtos exportados por Leixões foram Produtos Refinados e Aromáticos, Ferro / Aço, Papel e Cartão, Paralelepípedos, Bebidas, Azulejos e Mosaicos, e Máquinas.
Na movimentação de contentores, o porto de Leixões totalizou 626 mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés). O número de contentores superou largamente as previsões iniciais, apesar da ligeira quebra face ao ano anterior (-1%). Recorde-se que os números do ano anterior foram significativamente inflacionados pelos contentores deslocados dos portos afetados por problemas laborais o que torna assinalável o valor alcançado este ano.
cargo 

Sem comentários: