28 de dezembro de 2012

Estivadores preparam greve nos EUA Paralisação tem início marcado para domingo, nos portos da Costa Leste e no Golfo do México

Depois dos portugueses, são agora os estivadores norte-americanos que se preparam para entrar em greve. 14.500 trabalhadores dos portos na Costa Leste e no Golfo do México estão a preparar a entrada em greve no domingo, se até lá não for reatado o diálogo com as empresas de navegação, noticia a Efe.Os 14 portos que poderão ser afetados incluem os de Boston, Nova Iorque-Nova Jérsia, Baltimore, Charleston, Savannah, Miami e Houston, pelos quais passam 110 milhões de toneladas de carga por ano. Mais de cem associações empresariais pediram ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que invoque os seus poderes de emergência, atribuídos pela chamada Lei Taft-Hartley, promulgada em 1947, o que impediria a greve, a primeira com esta dimensão desde 1977. Um único daquelas associações, a Associação do Calçado e Vestuário, importa anualmente 72 mil milhões de dólares (54 mil milhões de euros) em roupas, sapatos e outros artigos, pelos portos da Costa Leste e do Golfo do México.  Mas Obama, absorvido pelas negociações com o Congresso sobre o designado precipício fiscal, tem-se abstido de tomar posição no conflito. Os sindicatos, que se opõem à intervenção presidencial, desempenharam um papel crucial na reeleição de Obama, em novembro. As negociações entre as organizações dos estivadores, a International Longhshorement's Association, e das empresas de navegação e proprietárias de terminais portuários, a U.S. Maritime Alliance, interromperam-se na semana passada, apesar de os mediadores do governo federal terem instado as partes a chegarem a acordo antes de 29 de dezembro.

1 comentário:

EstivadoresAveiro disse...

Esta greve que teria mutilado os portos da Costa Leste dos Estados Unidos foi evitada esta sexta-feira com a intervenção de mediadores federais que ajudaram os sindicatos e proprietários a chegar a um acordo.
http://quebec.huffingtonpost.ca/2012/12/28/usa-une-grve-des-docker_n_2376557.html

Estivador25