29 de dezembro de 2012

Acordo trava greve dos portos da costa este dos Estados Unidos

Estivadores e empregadores chegaram a um acordo para o pagamento de prémios, impedindo uma greve que fecharia todos os portos da costa este dos Estados Unidos, pela primeira vez em 35 anos.
A International Longshoremen Association (ILA) e a United States Maritime Alliance vão prolongar as negociações por mais 30 dias, de acordo com a Federal Mediation and Conciliation Service. A greve iria fechar os portos de Maine até ao Texas que controlam 45% do comércio nos Estados Unidos.
A União e a Maritime Alliance, cujos membros incluem empresas de porta-contentores, começaram as negociações no fim de Março e chegaram a uma tentativa de acordo em Julho, nas questões relacionadas com nova tecnologia e união jurídica sobre o trabalho do chassis usado para carga.
As conversações entre as duas partes colapsaram na semana passada no meio de uma disputa sobre o pagamento de prémios, com a United States Maritime Alliance a pretender congelar os pagamentos feitos aos estivadores em função das toneladas movimentadas, e eliminar esses prémios para novos contractos.
A chegada a um acordo neste assunto representa um passo muito positivo para que se possa vislumbrar um acordo colectivo sobre todos os diferendos em causa, segundo George Cohen, director do serviço de mediação.

“Enquanto algumas questões importantes continuam em contenção, estou optimista que estas possam ser resolvidas nos próximos 30 dias”, afirmou Cohen.
Autor/fonte:

Sem comentários: