18 de fevereiro de 2013

Primeiro terminal de águas profundas alemão está “às moscas”

A Eurogate, que controla o JadeWeserPort, o novo terminal de contentores de Wilhelmshaven, está “em guerra” com a administração portuária e quer reduzir o horário de cerca de 400 trabalhadores. Tudo por causa da falta de clientes.
Inaugurado em Setembro do ano passado, como o primeiro terminal de contentores alemão de águas profundas, capaz de receber todos os megacarriers, o JadeWeserPort conquistou até ao momento apenas dois serviços semanais. Ambos da Maersk Line.O novo terminal é detido a 70% pela Eurogate. Os restantes 30% são pertença da APM Terminals.
O terminal arrancou com uma capacidade anual de 2,7 milhões de TEU e, alegadamente, teria contratado movimentar uns 640 mil TEU no primeiro ano de operação.
Numa tentativa de “roubar” clientes aos hubs vizinhos o JadeWeserPort arrancou com uma agressiva política de descontos de 70%, que desde Janeiro reduziu para 50%. Aparentemente sem resultados.
A Eurogate avançou entretanto com uma acção judicial contra a autoridade portuária de Wilhelmshaven, alegadamente porque as taxas cobradas colocam o terminal numa situação de desvantagem face aos concorrentes de Hamburgo e Bremerhaven.
Ao mesmo tempo, a concessionária procura agora colocar cerca de 400 trabalhadores do terminal em regime de part-time. O assunto está a ser negociado com os sindicatos, na certeza de que os trabalhadores deverão ser compensados por fundos públicos pela perda de rendimento.
          

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