Terá lugar no próximo dia 25 de maio, na Universidade de Aveiro (UA), uma conferência sobre financiamento de projetos inovadores do Mar, destinada a todos os agentes do mar ligados à investigação e às empresas. O evento é promovido pelo Gabinete de Apoio à Investigação e pelo Gabinete Universidade-Empresa, da UA.
Tendo em conta que o principal objetivo da Política Marítima Integrada para a União Europeia [COM(2007) 575] consiste em maximizar a exploração sustentável dos mares e oceanos, sem pôr em causa o crescimento da economia marítima e das regiões costeiras, torna-se fundamental que se estabeleçam plataformas de cooperação entre as universidades e as empresas para que sejam criadas soluções mais sustentáveis e competitivas nas cadeias de valor da inovação da economia do mar.
No contexto Atlântico, foi lançada no final de 2011 a Estratégia Marítima para a Região Atlântica que tem como tema de fundo a criação de emprego e o crescimento sustentável. Para a implementação destas orientações europeias e concretização dos objetivos nacionais para o domínio marítimo, estão disponíveis instrumentos de financiamento, públicos e privados, para projetos inovadores de investigação que serão debatidos nesta conferência.
Entre os oradores convidados estão a Eurodeputada prof. Doutora Maria do Céu Patrão Neves que abordará o novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, um instrumento fundamental para o financiamento de projetos do mar para o período 2014-2020. Haverá ainda apresentações do 7ºPQ, do Arco Atlântico, do Cluster do Mar e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Do lado dos privados, haverá a intervenção do CFO da Espírito Santo Ventures, Dr. João Paulo Alpendre.
Para finalizar a conferência, falará a nova a gestora do PROMAR, Teresa Rafael e encerrará o secretário de Estado do Mar. Por confirmar está ainda um membro da Direção-geral de Política de Mar que, a estar presente, fará com que estejam representados todos os organismos sob tutela pública na área do mar.
Da parte da tarde, haverá também um momento de “networking”, onde serão apresentadas aos participantes das empresas várias competências de investigação da UA aplicadas à economia do mar.