A PSA Sines
iniciou a assemblagem do 6.º pórtico para o cais do Terminal XXI (TXXI),
sendo de prever que a sua colocação em funcionamento aconteça até final
do corrente ano. Trata-se de mais um pórtico super-post panamax que se
juntará aos cinco já em funcionamento e que irá tirar partido da
expansão do cais recentemente inaugurada.
Com um investimento de 7 milhões de euros por parte da concessionária PSA Sines, este equipamento de última geração permitirá um alcance até 23 fiadas de contentores a bordo dos navios, estando assim vocacionado para operar os ULCS - Ultra-Large Containers Ships inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais, bem como os de última geração de 16.000 e 18.000 TEU que estão agora a ser construídos.
O equipamento em operação terá 112 metros de envergadura de lança, uma altura máxima de 84,5 metros acima do solo e um alcance útil de movimento vertical do spreader de 63,2 metros. Permitirá movimentar uma carga máxima com Twin Lift de 65 Toneladas.
Na atual fase de construção, a segunda, o Terminal XXI tem uma capacidade máxima anual de 1.000.000 TEU, para um comprimento de cais de acostagem de 730 metros e fundos máximos de 17,5 metros, com uma área de armazenagem de 24 hectares. Com a instalação deste 6.º pórtico de cais ficará completa a 2.ª fase de expansão do terminal.Em curso decorrem ainda os trabalhos de expansão do molhe de protecção, sob responsabilidade da APS, que aumentará as condições de segurança nas manobras e operações dos navios. Esta obra tem assegurado financiamento do fundo de coesão através do POVT.
Com um investimento de 7 milhões de euros por parte da concessionária PSA Sines, este equipamento de última geração permitirá um alcance até 23 fiadas de contentores a bordo dos navios, estando assim vocacionado para operar os ULCS - Ultra-Large Containers Ships inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais, bem como os de última geração de 16.000 e 18.000 TEU que estão agora a ser construídos.
O equipamento em operação terá 112 metros de envergadura de lança, uma altura máxima de 84,5 metros acima do solo e um alcance útil de movimento vertical do spreader de 63,2 metros. Permitirá movimentar uma carga máxima com Twin Lift de 65 Toneladas.
Na atual fase de construção, a segunda, o Terminal XXI tem uma capacidade máxima anual de 1.000.000 TEU, para um comprimento de cais de acostagem de 730 metros e fundos máximos de 17,5 metros, com uma área de armazenagem de 24 hectares. Com a instalação deste 6.º pórtico de cais ficará completa a 2.ª fase de expansão do terminal.Em curso decorrem ainda os trabalhos de expansão do molhe de protecção, sob responsabilidade da APS, que aumentará as condições de segurança nas manobras e operações dos navios. Esta obra tem assegurado financiamento do fundo de coesão através do POVT.
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