10 de maio de 2012

Navio movido a energia solar fez a volta ao mundo

O navio MS Tûranor PlanetSolar tornou-se no primeiro navio movido exclusivamente a energia solar a concluir uma volta ao mundo, depois de 19 meses de navegação. Após 19 meses de navegação e cerca de 60 mil quilómetros, o catamarã chegou na passada sexta-feira ao Mónaco.
O navio, fabricado pela PlanetSolar é também o maior do mundo movido a energia solar. Tem 31 metros de largura, 15 de altura e 500 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. Em setembro de 2010 lançou-se ao mar e cruzou, ao longo de 585 dias, todos os oceanos e continentes até regressar ao lugar de onde partiu.
Seguindo um percurso aproximado à linha do equador, o Tûranor fez várias paragens durante a viagem, nomeadamente em Tanger, Miami, Hong Kong e Bombai, num total de 28 países. O nome de Türanor - nome inspirado na obra de JRR Tolkien "O Senhor dos Anéis" e que quer dizer "poder do sol".
De acordo com um comunicado emitido pela Immosolar, promotora do projeto, o líder da expedição Raphaël Domjan mostrou-se muito emocionado no momento do desembarque. "Estamos muito felizes por termos conseguido esta primeira volta ao mundo com energia solar", disse.
"Demonstramos que temos as tecnologias e o conhecimento para nos tornarmos sustentáveis e preservar o nosso planeta azul", referiu o suíço Raphaël Domjan, líder da expedição.
Para já, o primeiro passo da PlanetSolar vai ser o de encontrar um novo projeto para dar uso ao navio. "Estamos a considerar alugar o barco para usos científicos ou comerciais, ou até vendê-lo. Estamos abertos a ideias e ao debate com interessados", acrescentou o promotor da iniciativa.

Sem comentários: