26 de maio de 2012

PROJECTO DA RECONFIGURAÇÃO DA BARRA DO PORTO DE AVEIRO

Os elementos do projecto
O prolongamento do Molhe Norte terá características idênticas ao actual molhe: será também um quebra-mar em forma de trapézio, com uma plataforma de 10 m de largura e taludes com inclinações semelhantes às actuais e terá a mesma altura do actual (10 metros acima do nível médio das águas do mar). A obra, com uma extensão de 200m, terá na zona terminal - zona da cabeça do molhe - uma largura de 15 m e um remate circular.O molhe será constituído por uma camada exterior resistente (composta por blocos cúbicos de betão) dimensionada para resistir à acção das ondas, uma sub-camada constituída por camadas de enrocamento de elementos com peso seleccionado, e por um núcleo em enrocamento de materiais de tamanho indiferenciado.
Das várias acções que podem actuar sobre um quebra-mar (agitação marítima, marés, correntes), é a agitação marítima (ondas) a que mais afecta a estabilidade da estrutura, sendo necessário dimensionar a obra para a
designada onda de projecto, cuja altura permite definir o peso dos blocos de betão a utilizar. Neste sentido adoptou-se o valor da altura de onda, na zona frontal ao molhe, de 14,0 m, o que corresponde a um período de retorno de 100 anos, ou seja uma onda que tem probabilidade de ocorrer uma vez num período de 100 anos. O projecto do prolongamento do molhe Norte foi, ainda, sujeito a um teste em laboratório designado por “ensaio em modelo reduzido”onde se simularam condições desfavoráveis e se viu como reagiriam as estruturas nessas circunstâncias. A obra ensaiada apresentou um bom comportamento sob o ponto de vista de estabilidade global.

Sem comentários: