O
Porto de Leixões, em Portugal, foi o primeiro a ser visitado pela
Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias
Navegáveis, Cesportos de Santa Catarina. A visita é a primeira de uma
série de três visitas a portos europeus tendo como objetivo a segurança
portuária.
Entre
os temas a serem avaliados pela Comissão está a localização estratégica
de Leixões que é considerada um diferencial do porto. “Temos um
hinterland do porto que representa um total de 12 milhões de pessoas.
Atingimos principalmente o Norte de Portugal até o Noroeste da península
ibérica - rica em indústria e comércio - essa é a nossa principal área
de influência” revela Helena Gomes Fernandes, Chefe da Divisão
Comercial, Marketing e Cooperação do Porto de Leixões.O
porto de Leixões opera 365 dias por ano, com altos níveis de
produtividade e com reduzido tempo de permanência dos navios no cais.
“Nós usufruímos de uma barra permanentemente aberta ao tráfego
portuário, sem restrições de acesso por efeito das marés. Além disso, o
tempo de operação do caminhão dentro do porto é de 56 minutos o que
acelera ainda mais o processo de carga e descarga”, diz Helena.Além
da infraestrutura (Leixões conta com cinco quilômetros de cais) a
acessibilidade é uma das preocupações do porto e para que a eficiência
seja máxima, foram investidos milhões de euros nos últimos anos. A
Via Interna de Ligação é um exemplo. Construída com recursos do fundo
comunitário e do próprio porto, é uma via exclusiva que o liga o Porto
de Leixões às rodovias nacionais, com três quilômetros de extensão, ela
simboliza bem a preocupação da autoridade portuária em relação a
acessibilidade dos mais de 1.600 caminhões de transporte que entram e
saem do porto diariamente.
Para
o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, a
acessibilidade é um dos grandes diferenciais de Leixões. "É fundamental,
nos portos catarinenses, que tenhamos projetos que contemplem a
logística portuária e não só o porto em si, nada adianta por exemplo,
termos cais se não temos bons acessos até ele. Em São Francisco por
exemplo, o acesso ao Porto é pela rodovia concorrendo com o tráfego",
disse Corsi.
"Após
a visita, e através da Comissão, a proposta é apresentar um relatório
com recomendações na área de infraestrutura para autoridades estaduais e
federais", disse Reinaldo Duarte, Coordenador da Cesportos/SC.
Leixões,
construído no fim do século XIX, é o maior porto artificial de
Portugal, passando por melhorias que hoje o qualificam como maior em
termos de infraestrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das
mais importantes do País.
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