2 de outubro de 2013

Porto de Lisboa movimenta mais 11,5% em agosto

No mês de agosto, o porto de Lisboa registou um aumento de 11,5% na quantidade de mercadorias movimentadas quando comparado com o período homólogo de 2012. No acumulado anual, já foram alcançados os resultados homólogos do ano passado.
"O aumento verificado teve o principal contributo dos granéis sólidos, que registaram uma subida mensal de 36,4%, ou seja, mais 117 000 toneladas face ao mesmo período de 2012”. A responsável reforça que este aumento mensal veio também “consolidar o crescimento dos valores acumulados, situando-se agora nos 8,5%”, referi a presidente da APL, Marina Ferreira.
De janeiro a agosto, o porto de Lisboa registou 1 884 navios entrados, a que corresponderam 30,5 milhões de toneladas de arqueação bruta (GT – Gross Tonnage) ou seja, mais 4,3% comparativamente com igual período do ano passado. Já no segmento dos navios de carga contentorizada, verificou-se um crescimento de 9,6% no GT, com 949 navios a representar cerca de metade do GT total.
Esta evolução positiva faz perspetivar um ano de 2013 com um crescimento do número de escalas de navios, e do volume de mercadorias movimentadas no porto de Lisboa.

Sem comentários: