11 de outubro de 2013

COMUNIDADE PORTUÁRIA DE LISBOA LANÇA ALERTA:

Greves impedem desenvolvimento do porto
Em comunicado, a Comunidade Portuária de Lisboa revela a sua preocupação com as constantes "greves e ameaças de paralisação na mão de obra portuária" no porto da capital, lembrando que estas "impedem o desenvolvimento do porto".
"O historial de greves do porto de Lisboa, nos últimos anos, tem tido consequências que vão muito para além dos prejuízos directos causados à economia nacional. Com efeito e pese embora o esforço e resiliência de todos os operadores económicos que 'insistem' em continuar a usar Lisboa porque é o seu porto natural para enviar e receber cargas, fazendo dele um elo da sua cadeia logística, começa a pesar a incerteza nas suas opções", recorda a Comunidade Portuária no comunicado.
A Comunidade fala ainda de uma "constante degradação de imagem" no porto lisboeta, que tem vindo a "minar consistentemente a confiança dos armadores que, actualmente, se 'arriscam' cada vez menos a ter os seus navios imobilizados nos portos ou com produtividades muito baixas". Mostra-se também receada que a continuação do impasse "reforce que os navios e cargas prefiram outros portos".
Mostrando confiança de que, em condições normais, "o porto de Lisboa estaria a ter uma taxa de crescimento acima da média", a Comunidade Portuária pede bom-senso para construir um futuro melhor: "É expectável que o bom senso impere. Que a greve pare. Que as negociações laborais comecem. Que se chegue a bom porto. E que esse porto seja o de Lisboa".

Sem comentários: