16 de outubro de 2013

Movimento nos portos teve crescimento homólogo de 14,1% no segundo trimestre

O movimento de mercadorias nos portos portugueses acentuou o ritmo de crescimento homólogo no segundo trimestre. Transporte na via férrea atenuou diminuição e rodovia inverteu tendência de deterioração.
O movimento de mercadorias nos portos portugueses registou um crescimento homólogo de 14,1%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), acentuando assim o ritmo de crescimento de 3,2% que se verificou nos primeiros três meses do ano. 
O transporte ferroviário atenuou a tendência de deterioração homóloga dos trimestre anteriores, com o número de passageiros a passar de uma quebra de 13,4%, no primeiro trimestre, para um recuo de 3,3% nos três meses que terminaram a 30 de Junho. Nas mercadorias, a contracção homóloga de 18,9% deu lugar a um recuo de 1,9%.
O movimento nos aeroportos teve um crescimento de 4,9% no segundo trimestre, face ao ano passado, enquanto o número de aeronaves aterradas aumentou 1,4%. Já a carga e correio diminui 2,5% face ao segundo trimestre do ano passado.
No transporte rodoviário verificou-se uma inversão da tendência de diminuição das mercadorias transportadas. A descida homóloga das mercadorias transportadas de 25,5% verificada no primeiro trimestre deu lugar a um aumento de 9,2%, no segundo trimestre.
jornaldenegocios 

Sem comentários: