1 de dezembro de 2011

Caldeirão de intrigas?


Trabalho realizado das 0:00/7:00 fez com que a noite fria já fizesse sentir a época natalícia, com dezenas de postes de iluminação como se de uma grandiosa árvore de natal se tratasse, e com o farol a cintilar lá no fundo como se fosse a estrela no cume da árvore. Quando somos novos tudo parece lento, não ligamos ao que nos rodeia, e isso vai mudando com a idade. E eu muitas vezes ponho a mente a vaguear pela vida e pergunto-me como vim aqui parar. Apesar de tudo, vim ter com gente normal que um dia escolheu um estilo de vida baseado na disponibilidade e eficácia, na habilidade e no companheirismo. Acredito que são as pessoas que fazem os lugares e sem esta grande equipa que é a comunidade portuária, o porto de Aveiro não funciona. Em minha opinião, não podemos resistir a modelos inovadores, e acho que temos de lutar contra o que está estabelecido e mostrar que existe uma maneira melhor, e ilustrar algumas situações que podem dar uma nova solução para problemas que vão surgindo, e defender sempre o colectivo sobre o individual. Estamos a ficar fartos de argumentos manipuladores e de conversa de circunstância. Como disse DESCARTES (o homem é um ser imperfeito mas tem em mente que é o ser perfeito) e neste jogo do empurra jamais vamos ter estabilidade no porto de Aveiro. Vamos dando algumas alternativas que não vão sendo aceites sabe-se lá porquê…o regresso à normalidade não depende apenas da vontade de quem aqui trabalha. Alguém criou uma firme convicção em algumas pessoas quando falaram em afastamentos do sector e não podemos entender que nos dêem dinheiro para nos afastarmos do sector e não nos paguem o subsídio de férias. A fúria vai crescendo em alguns colegas como um F1 que ganha velocidade, mas vamos ter calma e esperar pelo que temos direito e não fazer asneira. Os estivadores são uma grande equipa, a nós pertence a carga e a descarga dos navios que nos visitam. O porto é que nos une, o barco é que nos coordena nos milhões de toneladas que carregamos e descarregamos. As exigências são cada vez mais e rigorosas e variam os tipos de materiais, e à que respeitar a segurança das operações e não colocar em causa a integridade física.Estamos organizados, pois a transformação tecnológica vai-nos obrigando a isso. A organização sindical e as suas assembleias como decisão, fazem com que os estivadores sejam cada vez mais trabalhadores de capacidades polivalentes. E apesar da falta de formação estamos conscientes do grau de competitividade no sector.

Cumprimentos a todos
08

2 comentários:

O PORTALÓ disse...

Orlando, um belo texto que espelha o nosso sentimento no dia a dia profissional, diria até, que nos acompanha ao longo do dia.Na verdade, alguém pretende a nossa falta de calma. Apesar disso, vamos dando a resposta no terreno, com o nosso trabalho( o mês de Novembro foi disso um belo exemplo),apesar da falta de subs de férias e das constantes ameaças de insolvência da ETP. Para já, reagimos com TRABALHO EXEMPLAR, e porque somos Amigos e Solidários,na hora certa seremos capazes de dar a resposta."Dos fracos não reza a história". Por nós, pelo Porto de Aveiro, sejamos fortes.
(We will never walk alone again)

A.Júlio

EstivadoresAveiro disse...

É isso Júlio,
a melhor resposta que podemos dar é mesmo com o nosso trabalho, assim não nos culpam de não cumprir com as nossas obrigações.
Abraço

Orlando Miguel08