15 de setembro de 2011

Porto de Viana mantém taxas para as exportações

As mercadorias exportadas pelo porto de Viana do Castelo suportarão em 2012 os mesmos valores das taxas de uso do porto pagos este ano.
Definitivamente, os portos nacionais parecem apostados em dar um importante contributo ao fomento das exportações e à competitividade das empresas portuguesas. Pelo menos no que toca às taxas que as administrações portuárias cobram pelo uso das infra-estruturas (as TUP Carga).
Agora foi a vez de Viana do Castelo anunciar o congelamento das TUP Carga aplicadas às cargas de exportação para 2012. Uma discriminação positiva que já se sentiu no ano corrente, uma vez que as taxas suportadas pelas exportações apenas aumentaram 1,1%, relativamente a 2010, contra os 2,2% aplicados às demais cargas.
No ano passado, recorde-se, o porto de Viana do Castelo movimentou cerca de 178 mil toneladas de cargas de exportação (contra 108 mil em 2009), o que representou cerca de um terço do movimento total do porto da foz do Lima. Este ano, o movimento de mercadorias cedeu no primeiro semestre mas, ao que foi possível junto de uma fonte da APVC, a segunda metade do ano está a representar uma forte recuperação dos volumes movimentados. 

Sem comentários: