14 de setembro de 2011

Descarga de Gusa

 Foram descarregados lingotes de gusa no terminal norte do Porto de Aveiro trazidos pelo navio Eiland,as operações estiveram a cargo da empresa de estiva Aveiport. A descarga é feita com duas dalas que são cheias por uma maquina de pá no interior do navio.
Gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno. O gusa normalmente contém até 5% de carbono, o que faz com que seja um material quebradiço e sem grande uso direto.Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 2,11 à 5,00 de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.O gusa é vertido diretamente a partir do cadinho do alto-forno para contentores para formar lingotes, ou usado diretamente no estado líquido em aciarias. Os lingotes são então usados para produzir ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso.
Os chineses produziam gusa nos finais da Dinastia Zhou. Na Europa, o processo só se tornou comum a partir do século XIV (dados da Wikipédia)



Sem comentários: