1 de setembro de 2011

Porto de Santos prevê triplicar movimento em 15 anos

O domínio do Brasil sobre alguns mercados mundiais de commodities foi construído ao longo dos séculos com a passagem dos navios pelo porto de Santos, que prevê triplicar seu movimento de cargas nos próximos 15 anos, a exemplo do que ocorreu nas últimas duas décadas, segundo seus gestores.
O maior porto latino-americano deve movimentar este ano um volume recorde de 100 milhões de toneladas de cargas, superando os 96 milhões de toneladas em 2010. O porto responde por 26% do comércio brasileiro.
Essa posição dominante do porto santista não deve se esvair tão cedo, apesar da ascensão de portos menores ao longo da costa brasileira. A descoberta de petróleo no pré-sal da bacia de Santos garantirá a relevância do porto e da Baixada Santista como um todo.
"Estudos mostram que Santos pode triplicar seu movimento de bens ao longo dos próximos 15 anos", disse José Correia Serra, presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo, administradora do porto). "Este porto é o cordão umbilical do Brasil no comércio com o mundo."
No entanto, Serra disse que o porto tem praticamente o mesmo tamanho do que há 20 anos, quando movimentava pouco mais de 30 milhões de toneladas por ano. "Triplicamos o movimento inteiramente por meio da inteligência logística, e isso é crucial para o crescimento futuro. Mas teremos de nos expandir fisicamente para triplicar outra vez. Vamos construir novos terminais."

Sem comentários: