No
final de Novembro, o Terminal XXI de Sines terá acessos marítimos
com fundos de -17,5 metros, confirmou Lídia Sequeira.
Nessa altura, acrescentou a presidente da administração portuária, o
terminal de contentores de Sines ficará capaz de receber, sem
restrições, os navios de 18 000 TEU, os Triple-E, que a Maersk tem
encomendados.
“Igual a Sines, na Europa, só teremos Roterdão”, reforçou aquela
dirigente, que salientou ainda o facto de, desde Julho, o porto
alentejano ser também “líder nacional na movimentação de
contentores”.
A
melhoria das acessibilidades marítimas do Terminal XXI é o resultado
de um investimento de 40 milhões de euros que a APS está a fazer
“sem recurso ao Orçamento de Estado nem a financiamento bancário”,
enfatizou. Além do aumento dos fundos para -17,5 metros, está em
curso o prolongamento do molhe de protecção ao terminal. Ambas as
obras já contemplam a expansão prevista do terminal de contentores
até ao máximo da sua capacidade.
A
par destas melhorias, o porto de Sines está também a trabalhar na
evolução da Janela Única Portuária para a Janela Única Logística. O
projecto envolve a administração portuária, a PSA Sines, a MSC e a
CP Carga.
A
presidente do porto acredita nos importantes ganhos para toda a
cadeia que resultarão da integração da operadora ferroviária pública
no sistema, razão por que, afirmou, a APS estará até disponível para
assegurar as necessidades de investimento da CP Carga neste domínio.
O
projecto poderá ser depois replicado noutros portos nacionais e
mesmo exportado, sublinhou ainda Lídia Sequeira, que marcou presença
no congresso da APAT, em Tróia.
Fonte: transportes e negocios
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