Os canais de navegação de navios são estruturas construídas para
acomodar a passagem de navios de um ponto a outro. Existem diversos
tipos, tanto os canais naturais, quanto rios deslocados para facilitar a
navegação e ainda os canais inteiramente construídos artificialmente.
O principal objetivo dos canais é criar um atalho para a navegação,
evitando longos deslocamentos dos navios. Além disso, são usados para
criar uma rota navegável entre dois oceanos, mares ou lagos separados
por terra.
A utilização dos canais de navegação é muitas vezes uma alternativa economicamente viável à outros modos de transporte ou mesmo ao deslocamento do navio por grandes distâncias para contornar o obstáculo.
Conheça abaixo um pouco mais sobre alguns do grandes canais do mundo. Veja no final uma bela galeria de imagens de todos eles.
CANAL DO PANAMÁ
O Canal do Panamá foi aberto em 1914, é um canal com 82 km de
comprimento, com 152 m de largura e uma profundidade de 26 m, ligando o
Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, e localiza-se no Panamá. O Canal do Panamá em vídeo. Este é um dos mais importantes canais de navegação do mundo, sendo fundamental para os transportes inclusive dos EUA, quando os produtos são enviados por via marítima de uma costa a outra.
CANAL DE SUEZ
O Canal de Suez foi inaugurado em 1869, é um canal com 160 km de
comprimento, com 170 m de largura e uma profundidade de 20 m, e faz a
ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e fica localizado no
Egito. Sua construção durou 10 anos e é também conhecido como a auto
estrada para a Índia. Permite a navegação entre Europa e Ásia sem ter
que contornar o sul da África. Ao contrário do Canal do Panamá, este não
contém compotas, pois os dois mares estão no mesmo nível.
CANAL DA MANCHA
O Canal da Mancha une o Mar do Norte ao Oceano Atlântico, e possui
563 km de comprimento, com uma largura variando de 33 km a 240 km, e uma
profundidade que vai de 45 m a até 120 m. Localiza-se na Inglaterra.
Uma particularidade do Canal da Mancha, é que sob suas águas passa o
EUROTÚNEL, um túnel ferroviário submarino e subterrâneo com 51 km de
comprimento sendo 37,9 km por baixo do mar, a uma profundidade média de
45,7 m chegando a até 60 metros abaixo do nível do mar.
CANAL KIEL
Localizado na Alemanha, o Canal Kiel, tem 98 km de comprimento, 50 m
de largura e 11 m de profundidade, inaugurado em 1895, encurta a
passagem entre o Mar do Norte e o Mar Báltico. A passagem pelo Canal de
Kiel economiza uma viagem de 460 km pela Península de Jutland; além de
economizar tempo de viagem, a passagem pelo canal é mais segura, pois
existem fortes tempestades com frequência nos mares da península. Mais
de 43 mil navios passaram por ele em 2007.
CANAL HOUSTON SHIP
Localizado nos EUA, o canal possui 98 km de comprimento, 161 m de
largura e 14 m de profundidade, e liga Houston, Texas ao Golfo do
México.
CANAL WELLAND
Localizado no Canadá, o canal possui 45 km de comprimento, 24 m de
largura e 2,4 m de profundidade. Inaugurado em 1931, o canal liga o Lago
Erie até o Lago Ontário, e faz parte do Saint Lawrence Seaway.
CANAL SAINT LAWRENCE SEAWAY
O Canal Saint Lawrence Seaway liga o oceano Atlântico aos Grandes
Lagos na América do Norte e permite a passagem de navios de até 8,1m de
calado. Legalmente, o canal se estende a partir de Montreal para o lago
Erie, incluindo o Canal de Welland. O canal recebeu esse nome por causa
do rio São Lourenço, que vai do Lago Ontário até ao oceano Atlântico.
Existem ao todo 14 comportas ao longo do canal. Foi inaugurado em 1959 a
um custo de US$ 638 milhões.
CANAL MENO-DANÚBIO
O canal Meno-Danúbio é um canal alemão de 171 quilômetros que faz a
conexão entre o rio Danúbio e o rio Meno, ligando ambos ao rio Reno,
possibilitando assim o mais curto percurso de transporte fluvial de
Constança (Romênia, Mar Negro) até o porto de Roterdam (Países Baixos,
Mar do Norte). O Porto de Roterdam também já foi alvo de matérias aqui
no site, e você pode saber muito mais sobre ele em Informações sobre o Porto de Roterdão e também no vídeo sobre o Porto de Roterdão.
CANAL DE CORINTO
O canal de Corinto é um canal escavado sobre a rocha do istmo de
Corinto no final do século XIX, e conta com uma altura de mais de 40
metros, uma extensão de 6,3 quilômetros de comprimento e uma largura de
apenas 21 m, impede a passagem de cargueiros internacionais.
Finalizado, em 1893, trouxe um grande benefício econômico à região,
já que criava uma via marítima entre as águas do golfo de Corinto com as
do mar Egeu permitindo assim aos navios mercantes encurtar sua viagem
em mais de 400 quilômetros.
CANAL DE MIDI
O Canal do Midi é um canal artificial que se localiza na região do
Midi, na França. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em
funcionamento.
Navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e Sète, no mar
Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros, permite a comunicação
entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo. Inaugurado em 1681, ao longo
de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre
pontes, eclusas e aquedutos.
O objetivo deste canal era ligar, através de terras francesas, o
Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Desde a ocupação romana, a França
sempre sonhou com a realização de tal feito, pois ela sempre esteve
vulnerável aos altos impostos dos espanhóis quando os barcos
atravessavam o estreito de Gibraltar.
Veja abaixo uma galeria de imagens dos canais que abordamos neste texto.
fonte: logisticadescomplicada
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